POLÍTICA

Manifestantes pró-democracia e antirracismo vão para as ruas nas capitais

Em São Paulo, o movimento teve confronto de manifestantes com apoiadores de Bolsonaro e policiais militares

Da Redação
Publicado em 31/05/2020 às 16:54Atualizado em 18/12/2022 às 06:42
Compartilhar

Manfestações pró-democracia e anti-racismo tomaram conta de algumas capitais do país neste domingo (31).

Belo Horizonte

Na capital Mineira, grupos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro organizaram protestos. A Polícia Militar acompanhou os dois movimentos e evitou que houvesse confronto na Praça da Bandeira, onde os grupos se concentraram.

Grupos se reúnem em Belo Horizonte na manhã deste domingo (31) para protestar contra as ameaças à democracia por parte do presidente Jair Bolsonaro pic.twitter.com/kMrfAs8E8P — O Tempo (@otempo) May 31, 2020

Movimentos populares, partidos políticos e torcidas organizadas 'antifascistas' de Atlético, Cruzeiro e América se juntaram para protestar contra as ameaças à democracia por parte do presidente Jair Bolsonaro.

Manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro ocupam uma das faixas da Avenida Augusto de Lima, entre as ruas da Bahia e Espírito Santo, no Central de Belo Horizonte#bolsonaro #manifestaçao #BH pic.twitter.com/FSvPQ8riE7 — Estado de Minas (@em_com) May 31, 2020

Rio de Janeiro

Manifestantes se reuniram, com distanciamento um do outro, na porta do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, para um ato em defesa das vidas negras. A manifestação da tarde deste domingo (31) ocorre em meio à onda de protestos nos Estados Unidos por causa da morte de George Floyd, sufocado pela polícia em Minneapolis, no Estado de Minnesota.

No caso do Rio, os participantes pedem o fim da morte de jovens negros nas favelas - como a do menino João Pedro, de 14 anos, morto neste mês durante operação policial no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo. Ele estava dentro de casa quando foi atingido.

Os manifestantes carregam cartazes com dizeres como "Vidas negras importam", "Estado genocida" e "Parem de nos matar". No ano passado, a polícia do Rio matou 1.810 pessoas, um recorde. O número representou um aumento de 18% em comparação com o ano anterior.

Em transmissão ao vivo do ato, o ativista Raull Santiago, do Complexo do Alemão, afirmou que eles estavam ali para "tentar sobreviver ao vírus sem ter que se esquivar do tiroteio da polícia, sem ter que carregar os corpos dos nossos irmãos e das nossas irmãs."

AO VIVO: manifestantes protestam agora no Rio de Janeiro, em frente ao Palácio Guanabara. Ato Urgente #VidasNegrasImportam pede o fim das operações policiais violentas nas favelas. 📹 @lzdrable pic.twitter.com/uFQbQHJuHq — The Intercept Brasil (@TheInterceptBr) May 31, 2020

São Paulo

Um grupo de manifestantes pró-democracia, vestidos de pretos e usando máscaras, realiza um ato na tarde deste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo.

Eles ocupam a faixa sentido Consolação da via, na frente do Masp, e o vão livre do museu. Antes, fizeram uma caminhada, entoando gritos em defesa da democracia. A manifestação chegou à região da Avenida Paulista por volta das 12h. A Policia Militar acompanha o movimento.

A organização envolve grupos antifascistas ligados a torcidas organizadas de futebol, de Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, em conjunto com movimentos sociais.

A maioria dos manifestantes usa máscaras, mas há alguns sem proteção, numa aglomeração de pessoas que também contraria orientações de autoridades sanitárias para manter distanciamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus.

De acordo com o G1, o movimento teve confronto de manifestantes com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e com policiais militares. Pelo menos cinco manifestantes foram detidos pela Polícia Militar (PM) e levados ao 78º Distrito Policial dos Jardins. Segundo a PM, alguns estavam com produtos químicos e armas brancas. Até por volta de 16h, não havia informações sobre feridos.

Gaviões da Fiel, em ato de torcidas antifascistas na avenida Paulista, no início da tarde deste domingo, pedindo por democracia. pic.twitter.com/cIBRLaUOGj — Kaique Dalapola (@KaiqueDalapola) May 31, 2020

*Com informações Agência Estado, O Tempo e G1

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por