POLÍTICA

Prefeito defende não haver dinheiro público envolvido em subcontratos de limpeza urbana

Gisele Barcelos
Publicado em 29/05/2020 às 11:48Atualizado em 18/12/2022 às 06:40
Compartilhar

Arquivo JM

Prefeito Paulo Piau (MDB) acredita que dinheiro público não esteja envolvido em subcontratos de limpeza urbana que são alvo de investigação da Polícia Federal. Em entrevista à Rádio JM, o chefe do Executivo posicionou que não existe relação financeira da Prefeitura de Uberaba com as empresas subcontratadas para serviços de capina e varrição.

De acordo com o prefeito, a Prefeitura repassa um valor diretamente à Lara pelo contrato geral de limpeza urbana e cabe à empresa gerenciar os recursos, inclusive com direito de subcontratar parte das operações. “A empresa não quer ter gente aqui para capinar e fazer varrição. É algo normal subcontratar parte das operações. É legal e lícito”, defende.

Piau manifesta que os pagamentos às subcontratadas para executar os serviços de capina e varrição são feitos pela empresa mãe (a Lara), não pela Prefeitura. “É uma relação de privado para privado. A princípio, chegamos à conclusão que não tem dinheiro público envolvido. Não tem dolo, o erário público não está sendo maculado”, argumenta.

Questionado, o chefe do Executivo negou que haveria condições de superfaturar o valor pago pela Prefeitura à Lara em relação aos serviços de capina e varrição. Ele chegou a declarar que a empresa recebia uma cota fixa para esses itens do contrato, o que não daria brecha para alterar dados e receber a mais do Poder Público. “O contrato da Prefeitura com a empresa é fixo. Não tem variação. Agora uma empresa privada jamais iria pagar mais caro porque alguém indicou outra para subcontratar”, defende.

No entanto, Piau depois voltou atrás e acabou dizendo que existia uma medição do trabalho para embasar o que efetivamente seria transferido à prestadora a cada mês. Ele até manifestou que a Prefeitura precisa dar anuência aos registros dos serviços de capina e varrição executados. Apesar disso, Piau continuou defendendo que não haveria impacto para os cofres públicos porque a empresa mãe é quem faz as transações com as subcontratadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por