POLÍTICA

Ministério Público se manifesta a favor da filiação de Lerin ao PDT

Gisele Barcelos
Publicado em 27/05/2020 às 20:31Atualizado em 18/12/2022 às 06:37
Compartilhar

Ministério Público Eleitoral se manifestou favorável ao ex-deputado estadual Antônio Lerin em ação que busca assegurar filiação ao PDT para disputar as eleições municipais deste ano. O despacho da Promotoria Eleitoral vazou ontem nas redes sociais. Não houve ainda decisão da Justiça sobre o assunto.

No texto, o promotor Wagner Cotrim Volpe Silva relata que Lerin apresentou nos autos do processo a ficha de filiação ao PDT assinada no dia 27 de março e também uma declaração da liderança estadual do partido confirmando o cadastro. Além disso, ele manifesta que o PMN em Uberaba admitiu um equívoco na inserção de dados no sistema da Justiça Eleitoral, o que levou o nome do ex-deputado a constar na lista de filiados da sigla. No entanto, a direção do PMN também comunicou que já foi feita a exclusão.

Ainda no despacho, o promotor cita que o órgão municipal do PDT contestou a versão do ex-deputado e até informou que Lerin teria solicitado desfiliação do partido. Porém, o representante do Ministério Público Eleitoral considera que as provas apresentadas pelo ex-deputado para permanência na sigla são mais robustas.

Com isso, o posicionamento da Promotoria Eleitoral no processo foi para prevalecer a versão de Lerin "para que não tenha prejuízos em relação ao direito de eventual disputa de algum cargo político nas próximas eleições".

Assim, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pelo indeferimento da filiação ao PMN e a inclusão de Lerin na lista do PDT, conforme a ficha apresentada pelo ex-deputado. A definição sobre o destino de Lerin agora depende da decisão da juíza Letícia Rezende Castelo Branco.

De olho em candidatura a prefeito este ano, Lerin entrou com ação na Justiça para garantir a filiação no PDT. O ex-deputado estadual chegou a assinar ficha de filiação no partido, mas acabou com o nome cadastrado nos quadros do PMN em abril, o que gerou um impasse quanto à participação nas eleições municipais de outubro. Presidente da sigla acredita que o parecer não será seguido na decisão

Liderança municipal do PDT recebeu com tranquilidade o posicionamento do Ministério Público Eleitoral sobre a filiação de Lerin. O presidente da sigla em Uberaba, Jacob Estevam, não acredita que o mesmo entendimento será seguido na decisão final sobre o caso.

De acordo com o líder do PDT em Uberaba, o parecer da Promotoria não é uma decisão final e o processo ainda será julgado. " A gente vai aguardar a sentença confiante na defesa que fizemos para o esclarecimento dessa situação", manifesta. Estevam ainda argumenta que foram apresentadas mensagens de texto e áudios trocados via WhatsApp e o conteúdo prova que a escolha final de Lerin foi se filiar ao PMN. "Vamos aguardar o posicionamento da juíza e o que ela vai entender, analisando tudo que está no processo", pondera.

Segundo o presidente municipal do PDT, o ex-deputado não chegou a ter filiação oficializada na sigla. Ele confirmou que Lerin realmente assinou uma ficha de filiação à sigla, mas declara que pouco depois comunicou que seguiria para o PMN. Com isso, o líder partidário posiciona que o nome do pré-candidato acabou não sendo inserido no sistema online de registro dos filiados pelo PDT.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por