POLÍTICA

Prefeitura emite nota oficial rebatendo decisão da Justiça Federal

Larissa Prata
Publicado em 27/05/2020 às 09:31Atualizado em 18/12/2022 às 06:39
Compartilhar

A pedido do Jornal da Manhã, a Prefeitura de Uberaba adiantou nota oficial sobre a suspensão do decreto municipal 5555/20, enviada há poucos minutos (confira a nota na íntegra abaixo). A administração municipal lamenta que a decisão tenha suspendido não só a reabertura do comércio, que impulsionaria o reaquecimento do comércio em Uberaba, mas também as demais medidas – mais rígidas – para a contenção ao coronavírus.

A nota pontua que as medidas incluíam uso obrigatório de máscara, controle de acesso em estabelecimentos (barreira sanitária), Termo de Responsabilidade Sanitária (Alvará Covid-19), atendimento a doentes crônicos, aferição de temperatura e sanitização. Dessa forma, analisa a Prefeitura, a decisão do juiz federal Élcio Arruda confere à Justiça Federal a responsabilidade das consequências a que a retomada do decreto anterior ocasiona. “Relaxamento das medidas de controle ao coronavírus, aumento no desemprego na cidade, dificultar a vida financeira dos empresários, ampliação da vulnerabilidade social e sobrecarga ainda maior à segurança pública”, elenca, opinando que fica constatado evidente retrocesso.

“Nas ações da Prefeitura sempre prevaleceu o cuidado à vida, em todos os seus aspectos. Diferentemente de muitos municípios, a Prefeitura de Uberaba fez e apresentou diversos estudos, cuja profundidade técnica e científica é referência. Com alto nível de profissionalismo, com carreiras reconhecidas, os membros do Comitê Técnico Científico já colocaram à disposição do Judiciário inúmeras informações e dados, inclusive disponibilizando estas informações técnicas à comunidade por meio do portal Saúde Ativa”, relata a nota oficial da PMU, que mostra também o “interesse em ter conhecimento sobre os profissionais que subsidiam as referências técnicas e científicas que embasam a tomada de decisão judicial e seus questionamentos.

A nota emitida pela PMU ainda traz comparativo com outras cidades no combate à Covid-19. “Outras cidades com situação tecnicamente desfavorável em relação a Uberaba e com taxas de ocupação de leitos para Covid-19 em 80% estão flexibilizando a partir desta semana várias atividades econômicas. Uberaba possui ocupação abaixo de 20%, o que demonstra que todas as medidas responsáveis adotadas pela Prefeitura estão coerentes”.

Por fim, a administração municipal informa que recursos em instâncias superiores do Judiciário estão em andamento para resolver todas as questões judiciais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por