POLÍTICA

Bolsonaristas na mira da PF em operação contra fake news

Luciano Hang, das lojas Havan, e o ex-deputado Roberto Jefferson são alvos

Publicado em 27/05/2020 às 09:01Atualizado em 18/12/2022 às 06:39
Compartilhar

Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (27) 29 mandados de busca e apreensão em diferentes estados. A operação acontece no âmbito do chamado inquérito das fake news, que apura ofensas, ataques e ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os alvos, diferentes bolsonaristas como o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, e o ex-deputado Roberto Jefferson. Ontem, o STF também mandou a PF interrogar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que deu declaração polêmica durante reunião ministerial.

As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito no STF. Os mandados são cumpridos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Entre os alvos da operação estão “personalidades”, como Allan do Santos, dono do site Allan Terça Livre, o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, e o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Além de autores e militantes, o STF também mira a rede financiadora, formada por empresários simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro.

Veja a lista completa: Allan dos Santos, dono do site Allan Terça Livre O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan Ex-deputado federal Roberto Jefferson O deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) A ativista e ex-candidata a deputada federal, Sara Winter O humorista e músico Rey Biannchi O youtuber Enzo Leonardo Suzin Momenti

Há pouco, o deputado Junio Amaral, um dos investigados em outro inquérito do STF por realização de atos golpistas, postou nas redes que o blogueiro Allan dos Santos é um dos alvos da operação. Nesta terça, ela chamou o relator do inquérito de “careca tirano” nas redes por ter mandado a PF interrogar Weintraub e estimulou seguidores bolsonaristas a também defenderem a prisão de ministros do STF.

*Com informações de O Tempo e Radar, da revista Veja

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por