POLÍTICA

Prefeitura decreta calamidade pública em Uberaba

A medida terá validade até 31 de dezembro

Gisele Barcelos
Publicado em 07/04/2020 às 11:50Atualizado em 18/12/2022 às 05:29
Compartilhar

Com projeção de queda em torno de 20% na arrecadação municipal, Prefeitura segue caminho adotado pelo Estado e decreta situação de calamidade pública em Uberaba. A medida terá validade até 31 de dezembro e deverá dar respaldo ao município para o fechamento das contas no fim do mandato do prefeito Paulo Piau (MDB) este ano.

No decreto, o governo municipal posiciona que os relatos da Secretaria Municipal da Fazenda apontam que as ações emergenciais tomadas devido à pandemia de coronavírus e a redução da atividade econômica podem comprometer gravemente as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o atual exercício, assim como as metas de arrecadação de tributos.

Até então, Uberaba havia declarado apenas situação de emergência na cidade. Conforme apurou a reportagem do Jornal da Manhã, pela legislação, a diferença agora com o estado de calamidade pública é que o município manifesta não ter condições de resolver o problema por conta própria e precisa da ajuda do governo federal. Assim, Uberaba fica apta a receber recursos, kits de saúde emergenciais e até reforço de Defesa Civil Militar, se necessário.

No entanto, para o suporte federal, ainda é necessário o reconhecimento da União quanto ao decreto feito pela autoridade municipal. A partir daí, o governo federal também define o montante de recursos que destinará ao ente afetado.

Além disso, o decreto publicado pela Prefeitura ontem autoriza o município a requerer bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas para o uso no enfrentamento da crise causada pelo COVID-19, mas garante o pagamento posterior de indenização justa ao proprietário.

O decreto ainda dispensa o município de realizar licitações para compra de materiais ou realização de obras necessárias ao atendimento da situação de calamidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por