POLÍTICA

Há 12,3 milhões de desempregados no Brasil, segundo IBGE; população ocupada soma 93,7 milhões

Em um ano, o contingente de desempregados encolheu em 711 mil pessoas, uma queda de 5,4%

Agência Estado
Publicado em 31/03/2020 às 19:40Atualizado em 18/12/2022 às 05:19
Compartilhar

Foto/Reprodução

O destaque foi a indústria. Em um ano, 578 mil trabalhadores foram trabalhar na indústria, um crescimento de 5,0% em relação ao mês de fevereiro passado.

Antes da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus se abater sobre o mercado de trabalho, foram criadas 1,8 milhão de vagas no Brasil no trimestre encerrado em fevereiro na comparação com um ano antes, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

TRABALHO INFORMAL

O contingente equivale ao crescimento da população ocupada, que somou 93,7 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro. O movimento ainda foi puxado pelo crescimento das vagas associadas ao trabalho informal, mas, ainda assim, em um ano, foram incorporados 646 mil trabalhadores no contingente dos empregados com carteira assinada. No trimestre móvel até fevereiro, são 33,6 milhões de trabalhadores nessa condição.

INDÚSTRIA FOI DESTAQUE

Em termos setoriais, o destaque foi a indústria. Em um ano, 578 mil trabalhadores foram agregados ao contingente de empregados na indústria, um crescimento de 5,0% em relação ao trimestre móvel até fevereiro de 2019.

MELHOROU

Ainda assim, a população desocupada somou 12,3 milhões de pessoas no trimestre móvel até fevereiro passado. Em um ano, o contingente de desempregados encolheu em 711 mil pessoas, uma queda de 5,4%.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por