POLÍTICA

Movimentos sociais programam atos em reação a movimentos contra o Congresso

A primeira mobilização será uma marcha que acontecerá no dia 8 de março em defesa dos direitos da mulher

Gisele Barcelos
Publicado em 28/02/2020 às 07:31Atualizado em 18/12/2022 às 04:34
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Representantes de movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores definiram uma agenda de atos até 1º de maio

Em reação a atos de apoio ao governo anunciados para março, representantes de movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores se reuniram ontem e definiram agenda de protestos em Uberaba ao longo do próximo mês.

A primeira mobilização será uma marcha que acontecerá no dia 8 de março em defesa dos direitos da mulher. Na data, o grupo também planeja realizar ato contra o presidente Jair Bolsonaro na feira da praça Abadia. Além disso, outros manifestos na cidade estão previstos para 13 de março, 18 de março e na comemoração do Dia do Trabalhador, em 1º de maio.

De acordo com o presidente do Sinpro em Uberaba e líder local do PCdoB, Marcos Gennari, a proposta é sensibilizar a população para a defesa da democracia. O sindicalista argumenta que o presidente Jair Bolsonaro incentivou atos organizados por grupos autoritários que atacam o Congresso Nacional e a postura coloca em risco o regime democrático do Brasil. Por isso, é necessária uma reação dos movimentos sociais e de demais órgãos da sociedade civil organizada. Ele espera inclusive a adesão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) à mobilização contrária ao governo.

Circula pelas redes sociais informações de que Bolsonaro teria compartilhado vídeo convocando a população a ir às ruas no dia 15 de março em apoio ao governo e contra o Congresso Nacional. A informação chegou a ser confirmada pelo ex-deputado federal Alberto Fraga (DF). A conduta gerou até críticas de outras lideranças políticas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que manifestou que o Brasil poderia enfrentar uma crise institucional gravíssima.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por