POLÍTICA

Suspeitas do novo coronavírus registradas em cidades da região

Uberlândia e Franca emitiram notas informando casos de pessoas com sintomas e que estiveram na Itália recentemente

Gisele Barcelos
Publicado em 26/02/2020 às 21:18Atualizado em 18/12/2022 às 04:30
Compartilhar

Casos suspeitos do novo coronavírus foram registrados em cidades da região esta semana. Uma das notificações ocorreu ontem em Uberlândia e foi comunicada pela própria Secretaria de Saúde do município. Franca também emitiu nota oficial ontem para informar a existência de um caso suspeito do novo vírus em investigação na cidade. 

Segundo informações do Diário de Uberlândia, o caso suspeito é referente a uma mulher que teria desembarcado há cinco dias na cidade após viagem à Itália. A paciente procurou a rede municipal e foi transferida em vaga de emergência para o Hospital de Clínicas da UFU, onde está em isolamento preventivo na ala cirúrgica. Ela apresentava sintomas gripais como febre, tosse e dificuldade para respirar.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Uberlândia esclareceu que o que torna um caso suspeito é se a pessoa esteve ou manteve contato com pessoas de países com casos confirmados. Ainda de acordo com a secretaria, a equipe está seguindo todas as orientações de atendimento definidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.

Já em Franca, a Prefeitura manifestou em comunicado oficial que o caso suspeito foi notificado em hospital particular da cidade. A paciente é uma mulher, de 36 anos, que apresentou sintomas respiratórios e tem histórico de viagem recente a Milão, na região Norte da Itália – onde estão concentrados a maioria dos casos em investigação no país.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a notícia sobre o surgimento de suspeitas de coronavírus na região foi recebida ontem com surpresa. Ele explica que, devido à confirmação do primeiro caso no Brasil, a equipe técnica da pasta estava reunida ontem para alinhar ações e criar um plano de contingência municipal, quando recebeu as informações sobre as ocorrências em municípios próximos de Uberaba.

O titular da pasta afirma que, até o momento, Uberaba não tem casos suspeitos registrados. No entanto, ele salienta que a situação coloca a cidade em estado de alerta e um monitoramento constante está sendo feito. Por outro lado, Iraci posiciona que não há motivos para alarde da população diante das notícias na região. “Depois da confirmação do primeiro caso no Brasil, surgiram vários pacientes com suspeitas. Precisamos ter muita cautela e tomar cuidado, pois esse vírus confunde o diagnóstico com vários outros referentes a síndromes respiratórias agudas graves”, argumenta. 

Iraci ainda ressalta que um plano de contingência já está sendo elaborado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde para a eventual necessidade de atendimentos que tiverem a suspeita da doença. Além disso, uma reunião com todos os infectologistas da cidade será organizada para ouvir os profissionais sobre a visão deles em relação à doença e um possível cenário para a cidade de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por