POLÍTICA

Prefeitura suspende licitação da PPP para construção de usina fotovoltaica

A concorrência estava prevista para ser aberta ontem, mas foi paralisada no início da semana e ainda não há previsão para a retomada

Gisele Barcelos
Publicado em 21/02/2020 às 21:56Atualizado em 18/12/2022 às 04:27
Compartilhar

Reprodução

Edital prevê a implantação de estrutura de geração de energia solar para suprir a demanda do Centro Administrativo e demais prédios do poder público municipal

Processo licitatório referente à PPP (Parceria Público-Privada) para construção da usina fotovoltaica foi suspenso pela Prefeitura. A concorrência estava prevista para ser aberta ontem, mas foi paralisada no início da semana e ainda não há previsão para a retomada.

A suspensão foi comunicada por meio de aviso no Porta-Voz. No texto, o governo municipal apenas declara que a medida foi tomada por necessidade de adequações ao edital, mas não especifica se a revisão será feita por questionamentos de empresas.

A reportagem do Jornal da Manhã também solicitou informações à assessoria de imprensa da Prefeitura para verificar se o processo teria sido paralisado por determinação judicial, como aconteceu diversas vezes em relação à PPP da iluminação pública. Entretanto, até o fechamento desta edição, não houve resposta da administração municipal.

O edital da PPP para construção de usina fotovoltaica prevê a implantação de estrutura de geração de energia solar para suprir a demanda do Centro Administrativo e demais prédios do poder público municipal. O projeto prevê três usinas fotovoltaicas que somarão 15 megas de produção para o fornecimento de energia exclusivamente à administração municipal.

De acordo com o edital, o valor total estimado para a concessão do objeto é de R$218,4 milhões pelo período de 26 anos. O montante corresponde à soma de todas as contraprestações mensais estimadas ao longo do prazo da concessão e representa R$728.154,85 por mês. 

Pelos critérios da PPP, o vencedor do certame será a empresa ou consórcio que apresentar o menor valor mensal para prestar o serviço à Prefeitura. A expectativa é pagar, no mínimo, 10% mais barato do que o gasto atual da PMU com eletricidade. O concessionário fará todo o investimento para implantação da estrutura, que será revertida ao município ao fim do prazo do contrato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por