POLÍTICA

Saúde criará Faltômetro, com número de pacientes que não comparecem às consultas

Cartazes informarão as vagas disponibilizadas e o total de pessoas que não compareceram

Gisele Barcelos
Publicado em 17/02/2020 às 22:12Atualizado em 18/12/2022 às 04:19
Compartilhar

Com alto índice de ausências nas consultas com especialistas, Secretaria Municipal de Saúde anuncia a divulgação de relatório com número de faltas verificadas nas unidades básicas e especializadas. Os cartazes serão afixados em locais de visibilidade para informar as vagas disponibilizadas e o total de pessoas que não compareceram para o atendimento. 

A divulgação poderá ser feita semanalmente ou mensalmente pelas unidades. Caberá à equipe preencher o quadro com as informações da quantidade de consultas agendadas no período e o total de pessoas que faltaram. O lema da campanha será “A consulta que você falta, faz falta a alguém”.

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, justifica que diversas medidas vêm sendo adotadas pelo município para reduzir o prazo para a marcação de exames e consultas com especialistas, porém é necessária a contrapartida dos usuários. “A gente vem buscando minimizar a espera, com mutirões e contratações de médicos para acelerar o processo. Conseguimos avançar, mas as faltas dificultam”, pondera.

De acordo com o titular da pasta, as faltas chegaram a 50% dos agendamentos de consultas e exames em 2019. Além prejudicar o acesso de mais pessoas ao atendimento, a situação também representa desperdício de recursos públicos. “A população não tem correspondido. Isso prejudica porque temos despendido recursos e há um investimento para equilibrar todos esses processos de trabalho na assistência do SUS”, manifesta.

O chefe da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, espera que a divulgação dos dados sobre o índice de faltas ajude a conscientizar a população sobre o problema. Ele lembra que outras pessoas poderiam ser atendidas no lugar do faltante. “Poderíamos ofertar essas vagas para outros pacientes e dar vazão para a fila eletrônica. Sem contar que o paciente que falta sem justificar precisa repetir todo o processo para entrar novamente na fila”, encerra. 

Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que, dos 92.113 agendamentos por telefone em 2019, mais de 50% dos pacientes faltaram às consultas. O percentual verificado é ainda maior em especialidades como dermatologia (60,65%) e cardiologia (66,17%). Em relação aos exames, a ultrassonografia foi o que teve maior índice de faltosos: 79,30%. Isso quer dizer que de 23.204 ultrassons agendados, apenas 4.801 foram efetivamente realizados por conta das faltas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por