POLÍTICA

Cidade Vigiada é um dos mais eficientes programas do Brasil

Com investimentos da ordem de R$2 milhões, o sistema de monitoramento foca a detecção de carros furtados/roubados

Daniela Brito
Publicado em 16/02/2020 às 09:11Atualizado em 18/12/2022 às 04:17
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Painel de controle das câmeras que será monitorado por agentes de segurança e emitirá alerta quando da passagem de veículos roubados/furtados

Projeto Cidade Vigiada, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), é considerado o maior programa para detectar carros roubados/furtados no Brasil.

O investimento, da ordem de R$2 milhões, é voltado para a segurança pública. Todo o equipamento e o sistema foram locados para a Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria de Defesa Social. A pasta vai gerenciar o projeto na cidade. O Codiub pode ainda oferecer o projeto a outras cidades por meio de dispensa de licitação.

O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, explica que o projeto surgiu da necessidade de se utilizar a tecnologia para o combate à criminalidade. Segundo ele, a segurança pública é uma das demandas da comunidade e, além disso, os recentes acontecimentos, com assaltos cinematográficos, aumentaram a sensação de insegurança em Uberaba. Segundo ele, roubo ou furto de veículo é porta de entrada para outros crimes, como, por exemplo, assaltos e sequestros.

Neste sentido, o projeto já estava sendo desenvolvido, mas se tornou prioridade número 1 da Codiub. A sala de controle e monitoramento, que vai funcionar 24 horas por dia, está praticamente concluída. “A sala está praticamente pronta, reformada e mobiliada para atender à Prefeitura”, afirma Denis Silva.

O presidente da Codiub conta que desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2017, começou a desenvolver o projeto de “Smart City” para Uberaba, que envolve uma série de serviços nas mais diversas áreas. “A ideia é que a cidade se torne, de fato, uma ‘cidade inteligente’, utilizando para isso a inovação”, explica.

Ele também diz que o prefeito Paulo Piau abraçou a ideia desde o primeiro momento, o que permitiu o avanço do projeto da Codiub. A partir daí, conforme destaca, foram muitas horas de trabalho, diversas reuniões com desenvolvedores de segurança de várias partes do mundo, como China e Israel. “Embora não seja obrigação legal das prefeituras a questão da segurança pública, e sim do Estado e da União, Uberaba resolveu fazer a sua parte”, afirma. Sistema é composto por 125 câmeras interligadas, monitoradas pela polícia

Foto/Fábio Braga

Câmeras são interligadas ao “Sistema Hélios”, da Polícia Militar, que por sua vez armazena dados de queixas de furtos e roubos de veículos de todo o país

Funcionamento do “Cidade Vigiada” envolve 125 câmeras dotadas de inteligência artificial, aliada a softwares poderosos com várias funcionalidades. Todos os pontos de instalação dos equipamentos obedeceram a critérios técnicos, como mapa de calor da criminalidade e entradas e saídas da cidade.

Denis Silva, presidente da Codiub, explica que a principal tecnologia é chamada LPR – sigla em inglês que significa reconhecimento de matrículas (placas) –, capaz de ler

automaticamente as placas dos veículos. Todo programa é interligado a vários bancos de dados, em especial ao chamado “Sistema Hélios”, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Com isso, Denis Silva explica que é possível identificar instantaneamente se o veículo possui queixa de roubo. Feita a identificação, um alerta é disparado dentro da Central de Monitoramento e Controle. Ainda de acordo com ele, a central será operada pelas forças de segurança e irá fornecer todas as informações para que a polícia possa fazer o seu trabalho. “Tudo automaticamente e instantâneo”, diz.  Entrada em operação com 90% dos equipamentos deve ocorrer este mês

Foto/Jairo Chagas

Jornalista Denis Silva, presidente da Codiub, espera colocar em funcionamento o “Cidade Vigiada” ainda esta semana

O “Cidade Vigiada” deve entrar em operação até o fim de fevereiro. Além da implantação da sala de controle e monitoramento, a Codiub já adquiriu todos os equipamentos e está instalando as câmeras, vindas da China – cujos modelos são os primeiros exemplares no Brasil.

O sistema entrou na fase de testes e, até o fim do mês de fevereiro, se as chuvas derem trégua, será feita a ligação na rede elétrica. “É preciso cuidado para a ligação de energia elétrica, pois cerca de 90% das câmeras deverão estar instaladas”, explica o presidente da Codiub, Denis Silva.

O presidente diz ainda que a tecnologia e o sistema como um todo possuem várias fases de implantação. Além do LPR, o programa permite a contagem de veículos, contagem de pessoas e reconhecimento facial, gerando uma gama muito grande de informações. O software forense também permite a utilização para auxiliar na elucidação de crimes. Por exempl se houve um assalto e alguém testemunhou um determinado veículo vermelho na cena. É possível analisar automaticamente as imagens e separar todos os veículos vermelhos que circularam no local ou no entorno no mesmo horário e, ainda, separar por características, por exemplo, com carroceria, sem carroceria, se tal veículo circulou pelo local em outros dias, etc. 

Apesar de ter tecnologia para tal, a proposta não prevê multas de trânsito

Foto/Fábio Braga

Apesar de contar com tecnologia e muitas câmeras instaladas perto de cruzamentos, inicialmente não há previsão de usar o sistema para aplicar multas

O presidente da Codiub, Denis Silva, diz ainda que o sistema é voltado para segurança pública, sendo tecnicamente possível, por exemplo, detectar avanço de sinal em horários predeterminados, mas, a princípio, não será utilizado para multas de trânsito. “O critério da utilização ou não nesse sentido é das forças de segurança pública. Quanto à questão de viseira, celular, como foi veiculado no WhatsApp, tecnicamente o sistema não foi preparado para isso, haja vista o posicionamento das câmeras, direcionadas para leitura de placas”, diz. Denis Silva completa, ainda, garantindo que o “Cidade Vigiada” não é radar. “É algo para melhorar a segurança de Uberaba”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por