POLÍTICA

Laticínio Taquari instala filial em Uberaba

A expectativa é que as operações se iniciem até o final de março; o laticínio Taquari se instalará na BR-2625, próximo ao Chuá

Marília Mayer
Publicado em 21/01/2020 às 16:40Atualizado em 18/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Reprodução

Sede do Laticínio Taquari, em Santa Juliana

O Laticínio Taquari, com sede na cidade de Santa Juliana, abriu filial em Uberaba, na BR-262, próximo ao Chuá.

Os setores de captação e pasteurização já estão em funcionamento desde o início do mês de janeiro e a indústria de transformação está sendo instalada. Os equipamentos estão chegando e a expectativa é que comece a operar até o final de março. Depois de montado, o laticínio vai produzir manteiga, queijos e requeijões.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, contou que a Prefeitura de Uberaba concedeu incentivos à empresa. As articulações para a implantação acontecem desde o segundo semestre do ano passado.

“Já são quase 20 pessoas trabalhando, mas quando se instalar realmente a produção do laticínio, estiver funcionando na área industrial, isso deve, no mínimo, duplicar. Depende da produção que vão estipular, inicialmente, porque é feito por módulos”, conta.

Saad afirma que é preciso esperar o desempenho da indústria que vai beneficiar cooperativas, leiloeiras, associações, o setor de cria e comércio, em geral. Secretaria do Agronegócio vai investir na capacitação de pequenos produtores

Para preparar os fornecedores de leite para atender ao laticínio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) lança, nos próximos dias, um projeto voltado à valorização da produção do pequeno produtor. Sem mais detalhes, o chefe da pasta, Luiz Carlos Saad, adiantou que o programa deve mostrar que existe um canal de produção.

Saad defende que é missão da secretaria e das entidades do setor da agricultura e pecuária trabalhar para reaquecer a cadeia leiteira do município.

“Uberaba era uma cidade grande produtora de leite com pequenos, médios e grandes produtores na época da Coopervale. Quando aconteceu o encerramento da empresa, que foi um trauma para esse setor leiteiro da região, houve um decréscimo no interesse de produzir leite, principalmente do pequeno produtor que não tem a possibilidade de ir longe para negociar o seu produto. Então, fizemos o trabalho buscando realmente buscando uma empresa para que o pequeno produtor se sinta confiante novamente”, diz.

O desafio da Sagri é fortalecer a agricultura familiar para que o pequeno produtor possa ganhar dinheiro fornecendo para empresas de Uberaba e, em contrapartida, beneficiar tais empreendimentos, como o laticínio.

“Nós temos em Uberaba uma área de mais de 450 mil hectares de terra. Produzimos cana, grãos, hortifrútis e o leite houve uma situação em que não tinha um mercado para completar a integração de produção, aí desestimulou”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por