POLÍTICA

Infestação de 8,9% aponta risco de surto de dengue em Uberaba; confira índice no seu bairro

A maior parte dos focos está dentro das residências, ou seja, a população precisa ajudar para que a situação não se torne uma epidemia

Gisele Barcelos
Publicado em 20/01/2020 às 22:17Atualizado em 18/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Uberaba registra 8,9% de infestação do Aedes aegypti, segundo levantamento realizado no início do mês. O resultado aponta risco de surto de dengue na cidade. Apenas 14 bairros tiveram índice de infestação abaixo de 4%, máximo considerado aceitável pelos parâmetros do Ministério da Saúde.

De acordo com o levantamento, o maior grau de proliferação do mosquito foi verificado no Portal do Sol, que atingiu 44% de infestação predial. Em seguida, aparecem o Ayat Club Residência e o Jardim Santa Clara, ambos com índice de 40%.

Outros seis bairros também apresentam situação de risco, mas com infestação menor, entre 20% e 30%. É o caso do residencial Ilha de Marajó (27,78%), Alfredo Freire 3 (26,67%), Zeca Mendes (25%), São Cristóvão (24,24%), Residencial 2000 (23,91%) e Jardim Alvorada (22,22%).

Outros 41 bairros da cidade registraram índice entre 10% e 20%, enquanto 51 regiões tiveram resultado entre 4% e 10% de infestação predial do mosquito. Apesar de menores do que o topo da lista, o critério também considera essas localidades em risco e com alta incidência do mosquito. Apenas 14 bairros tiveram índices de infestação do Aedes aegypti abaixo de 4% e estariam com situação controlada.

Os dados foram coletados em pesquisa realizada entre os dias 6 e 11 de janeiro, que percorreu mais de oito mil imóveis em diversas regiões da cidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o levantamento também apontou que a maior parte dos focos está dentro das residências e 98% dos principais tipos de criadouros encontrados eram passíveis de ser eliminados pelos próprios moradores.

Com isso, o titular da pasta faz um apelo e cobra o envolvimento da população no controle ao mosquito para evitar um surto ou epidemia na cidade. “O Poder Público está fazendo a sua parte. Nós antecipamos o mutirão de limpeza nos bairros desde de dezembro, estamos tomando medidas técnicas de compra de inseticidas e larvicidas mais potentes, para que o município também possa estar guarnecido, já estamos fazendo contato com o Estado para a cessão das caminhonetes de fumacê e preparando os nossos motofogs. Mas o cidadão não pode descuidar. Cada um precisa fiscalizar dentro do próprio imóvel”, manifesta. 

Segundo o primeiro levantamento deste ano, 31,7% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados em depósitos móveis como vasos de planta, bebedouros de animais e objetos estocados inadequadamente. Outros 30,6% foram encontrados em materiais inservíveis e lixo que as pessoas deixam nos quintais, enquanto 16,2% foram encontrados em depósitos fixos como tanques, calhas, lajes e toldos em desníveis, ralos, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, cacos de vidro em muros. Os pneus descartados representaram 10% dos focos encontrados do mosquito e 9,8% estavam em tonéis, tambores e cisternas mal vedados. Confira a lista completa dos índices de infestação nos bairros de Uberaba:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por