POLÍTICA

Uberabenses se formam em capacitação para entrada na política nas eleições de 2020

Apenas sete uberabenses estão entre os 1.170 formados pelo Instituto RenovaBR Cidades, cuja proposta é capacitar pessoas para o meio político

Marília Mayer
Publicado em 14/12/2019 às 14:34Atualizado em 18/12/2022 às 02:49
Compartilhar

Sete uberabenses estão entre os 1.170 formados pelo Instituto RenovaBR Cidades em 2019. São eles: Antonio Carlos Evangelista, Celso Neto, Daniel Angotti, Rafael Carvalho, José Victor Prado, Fabio Apolinário e Rochelle Gutierrez. A cerimônia de formatura ocorreu no sábado (7), em São Paulo.

A partir de agora, eles participam de entrevistas para definir os nomes que seguem para a segunda etapa do programa, na qual 200 selecionados receberão um acompanhamento mais incisivo no ano que vem.

O Instituto RenovaBR capacita pessoas sem mandatos para entrarem no meio político. Entre os pré-requisitos para participação está a intenção de se candidatar a cargo eletivo nas eleições municipais.

Em entrevista ao JM Online, a assessora parlamentar Rochelle Gutierrez explicou que durante o curso os candidatos tiveram que manter média sete nas provas e desenvolver projetos com impacto social.

“Foram 96 horas de aulas EAD, dois encontros presenciais e tivemos aulas teóricas de questões como educação, segurança, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana, tivemos aulas com especialistas e focadas nas eleições de 2020”, contou.

As aulas ministradas por mais de 35 professores ensinaram o papel de vereador e prefeito, como deve ser feita a organização de campanha, captação de recursos, entre outras expertises necessárias para qualquer cidadão que queira ocupar um cargo na política.

Para a classificação na primeira fase do RenovaBR Cidades os candidatos passaram por sete etapas que previam provas online, entrevistas e gravação de vídeos e concorreram com 31 mil pessoas, de mais de 400 municípios, para preenchimento de 1.400 vagas.

Já formada e concorrendo à segunda fase, Rochelle Gutierrez, destaca a importância da mulher na política brasileira.

“O RenovaBR se preocupou em selecionar mulheres pois entende que a participação é muito importante. Então, da seleção dos 1.400, 40% foram mulheres e para mim foi muito bacana porque a gente pega a realidade de Uberaba e a história de uma cidade que em 200 anos só teve seis vereadoras, nunca teve uma presidente da Câmara, nunca teve uma vice-prefeita ou prefeita. As eleições de 2020 será crucial para discutirmos esse papel e participação a mulher na política”, analisa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por