POLÍTICA

Município já tem senha do sistema de regulação de leitos do governo federal

Uberaba começa transição de regulação de leitos para sistema informatizado do governo federal

Gisele Barcelos
Publicado em 04/12/2019 às 22:07Atualizado em 18/12/2022 às 02:30
Compartilhar

Uberaba começa transição de regulação de leitos para sistema informatizado do governo federal. Ministério da Saúde liberou ontem a senha de acesso à ferramenta utilizada em âmbito nacional e Secretaria Municipal de Saúde já deu início ao processo de cadastramento para gerir as vagas nos hospitais da cidade. 

A autorização para uso do sistema oferecido pelo SUS foi solicitada na semana passada, após o município ter acesso bloqueado ao sistema do Estado para regulação dos leitos. Apesar de o problema ter sido resolvido, o governo municipal manifesta que a opção pelo sistema do Ministério da Saúde é porque se trata de uma ferramenta mais moderna do que o software apresentado pelo Estado em 2007.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, além das solicitações das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e dos leitos nos hospitais da cidade, o sistema do Ministério da Saúde também está integrado com informação de procedimentos e produtividade das unidades da Atenção Básica e Especializada da rede municipal.

O titular da pasta informa que a equipe da Central Municipal de Regulação estava finalizando ontem todos os procedimentos de cadastro de administrador no novo sistema. “A partir de hoje vamos começar a constituir a rede de regulação municipal através do sistema nacional, com os hospitais e a rede de saúde do próprio município [...] Com certeza, a organização do processo de regulação de leitos em Uberaba vai avançar ainda mais”, pondera.

Para o secretário, a mudança também será positiva em relação ao atendimento das solicitações de leitos hospitalares para pacientes de outras cidades da região. “Esse é um cuidado que sempre tivemos e vamos manter. Uberaba é um polo macrorregional de Saúde e atende às necessidades dos municípios vizinhos. Vamos avançar na melhoria da qualidade do serviço, com os sistemas de tecnologia que temos hoje”, posiciona. 

Além do novo sistema, a Secretaria Municipal de Saúde também ampliou o expediente da central própria de regulação. O trabalho era feito apenas 12 horas anteriormente e passou a funcionar em regime 24 horas na semana passada para operar de forma independente da estrutura do Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por