POLÍTICA

Ceasa de Uberaba passará por mudanças

As ações incluem melhorias na parte física da unidade, incremento na fiscalização e projeto que motive produtores e compradores

Publicado em 17/11/2019 às 11:44Atualizado em 18/12/2022 às 02:00
Compartilhar

Foto/reprodução

Após assinatura de novo contrato com Estado, a Secretaria Municipal do Agronegócio – Sagri prepara mudanças na Ceasa local. As ações incluem, por exemplo, melhorias na parte física da unidade, incremento na fiscalização e projeto que motive produtores e compradores de hortifrutigranjeiros no município.

De acordo com o secretário adjunto da Sagri, Carlos Dalberto de Oliveira Junior - Belzinho, o novo termo de contrato entre Ceasa Minas e a Prefeitura de Uberaba é por período de 20 anos, podendo o plano de trabalho ser renovado a cada 5 anos. Pelo estabelecido, nos dois primeiros anos a Sagri ficará com 100% do arrecadado com as permissões e, depois, 50% para cada parte. “Até o final deste mês o Estado passará a planilha com o total de permissionários e o valor arrecadado mensalmente”.

De acordo com Belzinho a secretaria já prepara uma série de ações para a unidade. Dentre elas, a entrada em operação da portaria, a contratação de vigias, orientador de mercado, setores administrativo e fiscal. O secretário adjunto ressalta que com a municipalização da Ceasa, o cumprimento da lei do perímetro será devidamente fiscalizado. “Toda comercialização de hortifrutigranjeiros, inclusive, as mercadorias compradas fora de Uberaba terão que passar pela unidade e receber o visto dos fiscais” enfatiza. Ele frisa, no entanto, que primeiro será feito um trabalho de cadastramento e orientação de todos os comerciantes deste setor. “Não há intenção de punir ninguém, apenas de seguir as normas a bem de todos” afirma o dirigente.

Por outro lado, Belzinho destaca que a Secretaria do Agronegócio prepara plano no sentido de motivar tanto produtores, como compradores de hortifrutigranjeiros. “Em parceria com a Emater, técnicos da Prefeitura montam programa que inclui linha de crédito para a agricultura familiar, através do Banco do Brasil, assessoria do Sebrae e orientações visando a profissionalização dos produtores, como por exemplo, oferta constante de produtos demandados pelo cliente.

Outra medida que está sendo projetada, antecipa Carlos Dalberto, é a possível mudança nos dias de funcionamento da “pedra”, atualmente as segundas e quintas. “Como em outros centros as pedras também funcionaram nestes dias, a alteração para outras datas poderá revigorar o comércio da Ceasa Uberaba”, argumenta ele, enfatizando que a meta é atrair mais atacadistas, assim como produtores.

A Ceasa de Uberaba dispõe de 54 boxes. Destes, 41 estão ocupados por 33 permissionários. Outros 13, em breve, deverão ser licitados pela Sagri.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por