POLÍTICA

Apesar de favorável, Piau diz que emancipação do Triângulo é utopia

Prefeito cita que no atual momento dependeria de mudança na lei federal, pois ela prevê um referendo em todo o Estado, que não aprovaria a separação

Gisele Barcelos
Publicado em 12/11/2019 às 22:06Atualizado em 18/12/2022 às 01:53
Compartilhar

Jairo Chagas

Prefeito Paulo Piau durante entrevista ontem ao JM News Primeira Edição, da Rádio JM, quando falou sobre a proposta emancipacionista

Prefeito Paulo Piau (MDB) afirma ser favorável à criação do Estado do Triângulo, mas argumenta que a proposta no momento atual é uma utopia. O chefe do Executivo entende que viabilizar a emancipação dependeria de mudanças na lei federal, o que dificilmente será viabilizado. 

Para Piau, a emancipação do Triângulo seria extremamente positiva porque a região é muito rica e poderia se desenvolver de forma mais eficiente. Entretanto, ele lembra que a separação do Estado requer um plebiscito consultando toda a população inteira de Minas Gerais. “O Triangulo é uma região rica e Minas jamais vai querer perder”, pondera.

De acordo com o chefe de Executivo, existem movimentos para tentar mudar a regra de emancipação prevista na Constituição Federal, porém ele não acredita que será possível com a atual formação do Senado. “Sem chance. O grande sonho é mudar Constituição para que o plebiscito seja feito no local de emancipação... Mas, se não tiver redivisão geopolítica, é difícil”, manifesta.

Na análise do prefeito, seria necessário trabalhar para o reequilíbrio das forças políticas do país. Ele explica que hoje o Estado de Sergipe conta com o mesmo número de cadeiras no Senado que São Paulo, o que traz desigualdade. “É uma coisa que desequilibra o jogo no país”, acrescenta.

O movimento separatista em prol da criação do Estado do Triângulo voltou à pauta em meio às articulações para a revisão do pacto federativo. Em reunião no fim de semana, prefeitos da região manifestaram que a demanda deverá ser apresentada ainda este ano ao vice-presidente, general Hamilton Mourão. 

O grupo pretende incluir a criação do novo Estado na proposta de revisão do pacto federativo que vem sendo debatida e será levada ao governo federal antes do fim do ano. Apesar das ações propostas pelo governo federal para reduzir municípios e cortar gastos, o movimento defende que não há contraditório na proposta de criar um novo Estado porque o trabalho seria feito com os mesmos recursos disponíveis atualmente e com estrutura mais enxuta para controlar os gastos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por