POLÍTICA

Justiça Eleitoral promoverá a Semana do Jovem Eleitor

Durante a última semana, de 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral promove a campanha Seu voto tem superpoderes com atendimento especial

Thassiana Macedo
Publicado em 11/11/2019 às 22:39Atualizado em 18/12/2022 às 01:54
Compartilhar

Durante a última semana, de 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral promove a campanha “Seu voto tem superpoderes” com atendimento especial. O objetivo é sensibilizar os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020. A Semana do Jovem Eleitor busca conscientizar os cidadãos de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos. 

Para isso, a Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba, que fica na rua Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, estará aberta de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor. O voto dessa faixa etária é facultativo, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, jovens com essa idade não são obrigados a votar, nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação.

Segundo o chefe da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, em Uberaba, desde o início do ano, escolas com ensino médio têm recebido palestras sobre a importância do voto. “Já visitamos 100 alunos do IFTM, 90 do Colégio Nossa Senhora das Dores, 80 do Colégio Nossa Senhora das Graças, 45 estudantes da Escola Estadual Paulo José Derenusson, 50 da Escola Estadual Boulanger Pucci, 90 da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, 250 da Escola Estadual Castelo Branco, 420 do Senai e 400 do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. As escolas que se interessarem em receber a palestra podem solicitar nossa visita pelo site do TRE (www.tre-mg.jus.br/o-tre/escola-judiciaria-eleitoral/eleitor-do-futuro)”, convida. 

Nas últimas eleições, realizadas em outubro de 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representava 0,95% do eleitorado. Com a campanha, a ideia é

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por