POLÍTICA

Acordo prevê votação do projeto que viabiliza 13º para servidores mineiros

No anúncio feito ontem, deputados da ala oposicionista se comprometeram a não obstruir as votações

Gisele Barcelos
Publicado em 11/11/2019 às 22:30Atualizado em 18/12/2022 às 01:54
Compartilhar

Acordo entre representantes da oposição e da base aliada na Assembleia Legislativa garantirá votação até 18 de dezembro do projeto que autoriza a antecipação de royalties a receber pela exploração do nióbio. A medida é a aposta do governo para viabilizar o pagamento do 13º salário ao funcionalismo estadual.

No anúncio feito ontem, deputados da ala oposicionista se comprometeram a não obstruir as votações. O presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), manifestou que o projeto deverá ser analisado na próxima semana nas Comissões de Minas e Energia e de Fiscalização Financeira para depois já ser apresentado em plenário e votado antes do recesso parlamentar a partir de 19 de dezembro.

Segundo o líder do governo na Casa, deputado Luiz Humberto (PSDB), o entendimento entre os blocos permitirá o pagamento do 13º salário ao funcionalismo público estadual ainda este ano.  

Questionado se o prazo não ficaria muito apertado para o pagamento no dia 21 de dezembro como divulgou o Estado, o parlamentar afirmou que a garantia do crédito dos royalties do nióbio permitirá que o governo use recursos em caixa para pagar os servidores na data prevista. “O governo tem um caixa que pode ser substituído para o pagamento (do 13º salário), aí é preferência sobre o que ele vai pagar. Tendo a concordância da Assembleia para a aprovação dos projetos até dezembro, ele poderá usar esse recurso”, manifesta.

Como parte do acordo, pautas consideradas polêmicas apresentadas pelo governador Romeu Zema (Novo), como a privatização da Codemig e as propostas do plano de recuperação fiscal, só devem ser debatidas na Assembleia em 2020.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por