POLÍTICA

Redução do número de municípios não deve atingir Veríssimo e Água Comprida

Dos 231 municípios mineiros com até cinco mil habitantes, 211 têm também receita própria inferior a 10% da receita total

Gisele Barcelos
Publicado em 11/11/2019 às 22:25Atualizado em 18/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Reprodução

Proposta do governo federal para reduzir municípios deve atingir menos cidades em Minas Gerais. Dos 231 municípios mineiros com até cinco mil habitantes, 211 têm também receita própria inferior a 10% da receita total. Os dados são do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aferidos em 2018.  

Para a extinção prevista no projeto do governo federal, são necessários dois critérios: população inferior a cinco mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. Pelos dados do TCE, apenas 211 cidades atendem aos dois pontos e estariam com risco de corte.

A lista de municípios que podem ser atingidos não inclui Água Comprida e Veríssimo. Apesar das duas cidades na região terem menos de cinco mil habitantes, a análise da receita feita pelo tribunal aponta que não atendem ao critério referente à arrecadação. 

A proposta de reduzir municípios para enxugar gastos públicos vem gerando insatisfação desde o dia em que foi apresentada ao Congresso. Por meio de nota, a Associação Mineira de Municípios (AMM) criticou a medida e a tratou como tentativa de “desviar o foco dos graves problemas enfrentados pelo Governo Federal”. “Primeiramente, os municípios deveriam ter sido ouvidos. As entidades municipalistas deveriam ser consultadas. É uma mudança drástica vindo de cima para baixo”, continua o texto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por