POLÍTICA

Após protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia nesta tarde

Horas antes, o comandante das Forças Armadas da Bolívia, Williams Kaliman, havia pedido que Morales renunciasse ao cargo

Agência Estado
Publicado em 10/11/2019 às 14:05Atualizado em 18/12/2022 às 01:48
Compartilhar

Foto/Reuters/Carlos Garcia Rawlins

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou sua renúncia na tarde de hoje (10), para pacificar o país, após semanas de protestos violentos contra os resultados da eleição presidencial de 20 de outubro.

Pela manhã, Morales anunciou a convocação de um novo pleito eleitoral, depois que a Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou em um relatório preliminar ter observado sérias irregularidades nos resultados da eleição de outubro.

Além disso, a Procuradoria-Geral da Bolívia anunciou hoje o início de ações legais contra juízes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do país por supostos "atos eleitorais ilícitos" e dois ministros de Morales renunciaram dizendo que suas decisões buscam ajudar na pacificação do país. 

O comunicado da OEA, divulgado neste domingo, estabeleceu que a organização não pode validar os resultados da eleição que apontaram Morales como vencedor e reeleito para um quarto mandato consecutivo na presidência do país.

"Nos quatro elementos revisados (tecnologia, cadeia de custódia, integridade das atas e projeções estatísticas) foram encontradas irregularidades, que variam desde muito graves até indicativas. Isto leva a equipe técnica auditora a questionar a integridade dos resultados da eleição de 20 de outubro passado", afirmou a entidade.

O resultado da votação gerou acusações de fraude pela oposição e por movimentos populares, pedindo a renúncia de Morales, que foi reeleito com mais de 10 pontos de vantagem sobre o centrista Carlos Mesa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por