POLÍTICA

Zema conclui pagamento do 13º de 2018 para servidores hoje

O benefício natalino deveria ter sido pago em dezembro do ano passado pelo ex-governador Pimentel, mas ele deixou a gestão sem quitar o benefício

Publicado em 18/10/2019 às 17:22Atualizado em 18/12/2022 às 01:08
Compartilhar

O governo de Minas conclui, após dez meses de atraso, hoje (21), o pagamento do 13º salário do funcionalismo público estadual que ficou pendente do ano passado. A escala do 13º divulgada pelo governo atual governador Romeu Zema seria concluída em dezembro, mas a quitação foi antecipada.

A confirmação de que o débito de 2018 foi dada pelo secretário da Fazenda, Gustavo Barbosa, em reunião para prestar contas aos deputados estaduais nessa quinta-feira (17).

Inclusive, entre os que vão receber o último depósito está o ex-governador Fernando Pimentel (PT), cujo benefício total é de R$ 10,5 mil brutos.

O valor do 13º do petista constava do contracheque de dezembro do ano passado, mas, da mesma forma que ocorreu com os cerca de 600 mil servidores, não foi pago porque o governo não tinha dinheiro em caixa.

Para não repetir o atraso, Zema aposta na proposta de antecipação de R$ 4,5 bilhões de créditos da exploração do nióbio que enviou à Assembleia Legislativa, junto com projetos do ajuste fiscal. Segundo o governador, se o texto for aprovado, o dinheiro extra permitirá quitar o benefício natalino de uma só vez, em dezembro.

Entenda o atraso

O pagamento do 13º deveria ter sido feito em dezembro do ano passado pelo ex-governador Fernando Pimentel, que não conseguiu ser reeleito para o cargo e deixou a dívida para Romeu Zema. O pagamento foi diferenciado para algumas categorias.

Os primeiros a terem o 13º quitado foram os profissionais da segurança pública, que depois de pressionar o Executivo e fazer protestos na Cidade Administrativa, tiveram a última parcela devida depositada em maio. Em junho, o governo concluiu o pagamento para os funcionários da Secretaria de Fazenda, que até então, era responsável pela folha de pagamento.

No início do mês, o governo informou que pagaria antecipadamente a nona e última parcela do 13º de 2018 “graças à organização do fluxo de caixa e aos esforços deste governo, que busca reequilibrar as contas públicas”.

*Com informações do Estado de Minas

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por