POLÍTICA

Sindicância para apurar caso dos remédios tem prazo ampliado

Conclusão dos levantamentos foi adiada por até 30 dias para que possam ser juntados documentos solicitados que ainda não chegaram

Gisele Barcelos
Publicado em 16/10/2019 às 22:31Atualizado em 18/12/2022 às 01:06
Compartilhar

 Arquivo

Carlos Bracarense, controller da Prefeitura, diz que o prazo inicial não foi suficiente para finalizar as oitivas e as análises de documentos 

Controladoria amplia prazo de sindicância aberta para apurar denúncias sobre medicamentos e insumos vencidos que foram encontrados em sótão do Centro de Zoonoses. A polêmica ocorreu no mês passado e até a perícia técnica da Polícia Civil foi acionada à época para verificar o material. 

O prazo da sindicância foi estendido por 30 dias. Segundo o controller Carlos Bracarense, foram solicitados documentos de órgãos municipais e estaduais para esclarecimentos da denúncia, mas nem todos ainda responderam. “O prazo inicial ainda não foi o suficiente para finalizar todas as oitivas e as análises de documentações. Ainda carecemos de respostas de alguns órgãos a requerimentos feitos aos mesmos”, pondera. Apesar das providências já tomadas, Bracarense explica que o processo tramita sob sigilo porque envolve procedimentos investigativos junto a órgãos estaduais e municipais.

O controller justifica que a medida foi tomada para assegurar o êxito nas apurações. “Não podemos dar informações detalhadas do que foi feito até o momento. O que podemos informar é que já ouvimos diversas pessoas e continuamos nesta fase de oitivas. Ao longo desta e da próxima semana ainda vamos ouvir aproximadamente de 15 a 17 pessoas. “Os trâmites estão ocorrendo naturalmente e, ao final, todos conhecerão os resultados das apurações por meio do relatório final”, salienta. 

A descoberta dos insumos no sótão do Centro de Zoonoses ocorreu durante inspeção realizada por parlamentares no local. Foram encontrados medicamentos e seringas vencidos em 2014 e 2016. O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, acusou o ex-prefeito Anderson Adauto de fomentar a ação dos parlamentares e disse que foi uma manobra eleitoreira com vistas ao pleito do ano que vem.

Requerimento para formação de CEI que analisará a situação será lido hoje. Ficou para hoje a leitura do requerimento do vereador Thiago Mariscal (MDB) que solicita a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) sobre a estocagem de medicamentos veterinários e insumos, com data de validade vencida, que se encontravam no forro de canil localizado no Departamento de Zoonoses e Endemias.

Além desses itens, o vereador Mariscal acrescentou ao pedido a apuração sobre, segundo ele, mais de 7,5 mil chips que teriam sido adquiridos para chipagem de animais, mas que não foram utilizados por conta do vencimento da data de validade. Conforme constará no requerimento do parlamentar, foram adquiridos aproximadamente 12 mil equipamentos, mas 90% deles não têm mais utilidade.

A CEI foi motivada após uma visita do vereador Thiago Mariscal ao Departamento de Zoonoses, em companhia do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) e o deputado federal André Janones (Avante), quando encontraram no local seringas e medicamentos vencidos em várias épocas, de 2003 a 2017.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, informou que equipe administrativa da pasta foi deslocada para o local a fim de fazer a contagem e conferência do registro dos materiais encontrados. Foram contabilizados 92.050 seringas, 105 mil agulhas, 1.850 escalpes, 1.050 comprimidos de Quifitrim, nove frascos de Lidocaína, 60 frascos de Penicilina, 360 fios de sutura e 150 equipo macro.

O requerimento com o pedido de abertura da CEI conta com nove assinaturas, quase o dobro do mínimo necessário (cinco) para implantação da comissão. Se instalada, a comissão terá 60 dias para apresentar relatório, prorrogáveis por mais 60. A escolha dos membros acontece logo após a criação da CEI. (Marconi Lima)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por