POLÍTICA

Codau contrata empresa para avaliar impacto de represa sobre linha férrea

No início deste mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais revogou liminar que paralisou a construção e liberou a retomada das obras

Gisele Barcelos
Publicado em 12/10/2019 às 11:51Atualizado em 18/12/2022 às 01:03
Compartilhar

Divulgação

Ferrovia passa ao lado da represa e cruza o rio, por isso a necessidade de realização da avaliação do estudo

Após autorização para retomar obras da represa no rio Uberaba, Codau finalizou contratação de empresa que fará avaliação do impacto da barragem em ferrovia próxima ao canteiro de obras. A vencedora do processo licitatório foi a Metageo Engenharia Geotécnica, que apresentou proposta no valor de R$117.300 para realizar o levantamento. Pelo edital, a empresa terá 60 dias para desenvolvimento de análise dinâmica da barragem e apresentar um relatório à Codau com os potenciais efeitos da ferrovia localizada perto do local da obra.

A ordem de serviço para início da construção da barragem foi emitida em agosto, mas os trabalhos foram interrompidos em seguida por ordem judicial após questionamento de uma das empresas participantes. No início deste mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais revogou liminar que paralisou a construção e liberou a retomada das obras.

O impasse surgiu porque a quarta colocada na licitação, Top Empreendimentos, tentava requerer tratamento jurídico diferenciado no processo licitatório e alegava ser uma empresa de pequeno porte. Na defesa, a Codau argumentou que a empresa pertence a um conglomerado de empresas e não poderia se beneficiar desse direito. No despacho, o desembargador sugere investigação probatória junto às receitas Federal, Estadual e Municipal, que atestariam o faturamento da empresa. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por