POLÍTICA

Para Marcos Montes, a não entrada do País na OCDE não representa desprestígio

O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE foi um dos principais acordos anunciados durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington em março

Marconi Lima
Publicado em 11/10/2019 às 22:21Atualizado em 18/12/2022 às 01:00
Compartilhar

Foto/Israel Júnior

Secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes diz que a situação da Romênia e Argentina já tinha processo mais avançado

 

Secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro avalia que a não entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não significa desprestígio do País junto ao governo norte-americano. 

Montes esteve em vista ao Jornal da Manhã nesta sexta-feira (11) e disse que a indicação da Romênia e Argentina na OCDE ocorreu neste momento, pois ambos estavam com processos mais adiantados que o Brasil. E lembrou que o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, reiterou, na quinta-feira (10), o apoio à entrada do Brasil no bloco.

O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE foi um dos principais acordos anunciados durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington em março.

Sobre questões comerciais, Montes lembrou que a pasta da Agricultura, através da ministra Tereza Cristina, tem trabalhado para abertura de novos mercados. E, graças a essas ações, tem conquistado importantes acordos comerciais para o Brasil. Ele destacou também o papel do ministro da Economia Paulo Guedes, nessas questões.

“O ministro Paulo Guedes é peça fundamental nesses acordos, pois ele transmite muita credibilidade ao mercado internacional”, destacou o secretário executivo do Ministério da Agricultura.

Marcos Montes ainda destacou que o mercado sucroenergético do Brasil pode ganhar novo impulso com programa que deve ser implementado nos Estados Unidos, denominado E 15.

“Seria a adição de 15% de etanol à gasolina. Nos Estados Unidos, o álcool é derivado do milho. Isso pode ajudar o mercado brasileiro a exportar o seu produto, que é da cana-de-açúcar”, ressaltou.

A permissão para a venda do E15 abriria para as usinas americanas um mercado potencial de 26 bilhões de litros ao ano. De acordo com o jornal Valor Econômico, esse volume adicional equivale a todo o etanol (hidratado e anidro) vendido pelas usinas da região Centro-Sul do Brasil na safra passada (2017/18). 

Essa mudança alteraria o mercado mundial de etanol, já que os EUA são, já há anos, os maiores exportadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por