POLÍTICA

Projeto de reserva de vagas para ex-detentos sai de pauta

O vereador Agnaldo Silva (PSD) foi autor do pedido de vistas, que resultou na retirada do PL da pauta de votações

Marconi Lima
Publicado em 19/09/2019 às 23:43Atualizado em 18/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Foi retirado da pauta de votações da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) o Projeto de Lei (PL) 160/2019 que dispõe sobre reserva de vagas para egressos do sistema penitenciário na prestação de serviços com fornecimento de mão de obra para o Município. 

O PL, de iniciativa do vereador Samuel Pereira (PL), prevê que nas licitações promovidas pela administração pública municipal, direta e indireta, constarão em todos os editais de licitação para contratação de prestação de serviços que prevejam a contratação de mão de obra, cláusula que assegure reserva de vagas para ex-detentos.

Consta também no PL que a disposição de vagas não será inferior a 3% do número total ou uma vaga quando for fração. O texto diz ainda que os egressos beneficiados pela lei deverão ser aqueles residentes no município de Uberaba.

O vereador Agnaldo Silva (PSD) foi autor do pedido de vistas, que resultou na retirada do PL da pauta de votações. A discussão da matéria foi bastante polêmica.

O presidente da Casa, vereador Ismar Marão (PSD) e o vereador Almir Silva (PL) falaram que os condenados devem passar por um processo de ressocialização, mas que durante o cumprimento da pena, o trabalho fosse realizado na unidade prisional, onde o preso esteja.

A presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, Roberta Toledo Campos, esteve no Plenário da CMU, para acompanhar a apreciação do PL. Ela destacou que em outros países a medida adotada para o sistema prisional é prender menos e fazer com que os cumprimentos de pena sejam menores.

“O Estado cobra da sociedade que dê oportunidade aos ex-presidiários, mas na hora de dar o exemplo resiste. Visitei muitos países e o que tenho visto é que a melhor forma de ressocialização de um condenado é através do trabalho e da educação. Não quero ver amanhã alguém que já cumpriu a sua pena perambulando pelas ruas”, destacou.

Não há data para uma nova discussão da proposição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por