POLÍTICA

Especialistas defendem no Senado controle biológico de pragas para proteger abelhas

Abelhas e animais como morcegos e beija-flores funcionam como polinizadores, transportando esse pólen e contribuindo para a biodiversidade

Publicado em 18/09/2019 às 17:16Atualizado em 18/12/2022 às 00:20
Compartilhar

Nesta quarta-feira (18), pautas ambientais foram discutidas Comissão de Agricultura (CRA), no Senado. Entre os temas estava o controle biológico de pragas para substituir o uso de agrotóxicos e a recomposição de habitats por meio do plantio e preservação de vegetação nativa. A questão foi debatida e defendida por especialistas como uma forma de proteger abelhas e outros animais polinizadores.

A discussão integrou a audiência pública sobre um projeto de lei do senador Lasier Martins (Podemos-RS) que visa estimular pesquisas e medidas de proteção às populações de polinizadores (PL 1.918/2019).

Coordenador-geral de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Carlos Venancio afirmou que a pasta (que liberou neste ano um número de agrotóxicos 15% maior do que no mesmo período do ano passado) quer aumentar o controle do uso dos defensivos, por meio do cadastro de aplicadores. Paralelamente, garantiu Venancio, o ministério investe em alternativas aos agrotóxicos, como o uso de fungos e parasitas para o combate às pragas, o chamado controle biológico.

O pesquisador da Embrapa Décio Gazzoni advertiu que o uso indiscriminado de agrotóxicos impacta na população de polinizadores. As soluções para o problema envolvem também mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e recomposição de habitats, com plantio e preservação de vegetação nativa. “Os nossos corredores ecológicos, a nossa legislação florestal é um patrimônio, é uma coisa que depõe muito a nosso favor, a favor do Brasil”, afirmou.

O senador Lasier defendeu a proteção legal às populações de polinizadores. “A mortandade de abelhas no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Sul, foi que nos motivou [a apresentar] esse projeto de lei. O que estou propondo é que sejam previstos dispositivos na Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei de Agrotóxicos, no Novo Código Florestal, na Lei de Biodiversidade, que protejam os polinizadores, que têm uma importância transcendental, pelo que vimos até agora.”

Reprodução das espécies

A polinização é o transporte do pólen que permite a reprodução de espécies vegetais. Algumas plantas só produzem sementes e frutos quando polinizadas. Insetos como abelhas e animais como morcegos e beija-flores funcionam como polinizadores, transportando esse pólen e contribuindo para a biodiversidade.

Os agrotóxicos usados no controle de pragas podem matar esses animais. Neste ano, o governo já autorizou a comercialização de 353 agrotóxicos no mercado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por