POLÍTICA

Ranking indica Uberaba como a 2ª mais inteligente e conectada de MG

É o que diz o resultado da 5ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (17), pela empresa de consultoria Urban Systems

Thassiana Macedo
Publicado em 17/09/2019 às 22:45Atualizado em 18/12/2022 às 00:20
Compartilhar

Uberaba foi considerada a segunda cidade mais inteligente e conectada de Minas Gerais em 2019. É o que diz o resultado da 5ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (17), pela empresa de consultoria Urban Systems. Entre as 100 cidades brasileiras, o município subiu da 40ª para a 28ª posição no ranking do País e da 5ª para a 2ª colocação no Estado, em relação à pesquisa apresentada no ano passado. 

O ranking é baseado em 11 principais indicadores, sendo mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Entre os quesitos analisados, estão automóveis por habitante, ciclovias, percentual de atendimento urbano de água e tratamento de esgoto, plano diretor estratégico, banda larga de alta velocidade, cobertura 4 e 5G, patentes, mortalidade infantil, homicídios, parques tecnológicos, crescimento do PIB per capita e de empregos.

Segundo a pesquisa, os melhores indicadores de Uberaba em 2019 foram a 14ª posição em empreendedorismo; 26ª em tecnologia e inovação; 34ª em economia; e 45ª em mobilidade. “É um reconhecimento importante. Ser a segunda colocada em Minas mostra todo o esforço coletivo da área econômica, do Parque Tecnológico, do Comitê de Desburocratização e da Codiub, que facilitou a vida do cidadão com o ITBI, IPTU, licença ambiental e alvará online. Acabamos com filas na Feti e no Sine, mas sabemos que ainda temos muito a avançar. Espero que no ano que vem, com o Cidade Vigiada, com o advento da digitalização e com o projeto Papel Zero, possamos galgar o primeiro lugar”, avalia Denis Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

Entre os municípios mineiros, aparecem Juiz de Fora em 32º lugar; Uberlândia em 57º; Nova Lima em 64º; Pouso Alegre 67º; Ipatinga 77º; Viçosa em 86º; Montes Claros 90º; e Ouro Preto em 92º. No ranking nacional, o 1º lugar ficou para a cidade paulista de Campinas, em 2º, a capital São Paulo e em 3º, Curitiba. 

O ranking Connected Smart Cities é o primeiro estudo nacional que avalia as cidades brasileiras sobre a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado. A cada nova publicação o ranking evolui de forma colaborativa não apenas em seu conceito, mas principalmente na definição dos indicadores que compõem o estudo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por