POLÍTICA

Município inicia contratação para funcionar UBSs à noite

Prefeitura publicou neste fim de semana 24 designações de profissionais

Gisele Barcelos
Publicado em 24/08/2019 às 14:18Atualizado em 17/12/2022 às 23:41
Compartilhar

Para dar início a atendimento noturno em quatro unidades básicas de saúde no próximo mês, Prefeitura publicou neste fim de semana 24 designações de profissionais. A lista inclui enfermeiros, dentistas e também equipe da área administrativa e operacional. 

Ao todo, quatro enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem, quatro dentistas e quatro auxiliares em Saúde Bucal foram chamados para compor as equipes que atuarão nos postinhos após as 17h. Além disso, estão sendo contratadas quatro pessoas para as funções administrativas e quatro trabalhadores braçais para a área de limpeza. Conforme a portaria, os profissionais terão a carga horária de 40 horas semanais, mas o horário específico de trabalho ainda será definido.

As unidades que terão o horário de funcionamento estendido até 22h no próximo mês: Álvaro Guaritá, no Valim de Melo; Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia; Professor Aluízio Prata, no Elza Amui, e Valdemar Hial Júnior, no bairro Fabrício. A medida faz parte do programa Saúde na Hora, lançado este ano pelo governo federal e que prevê auxílio financeiro para custear a ampliação do expediente.

A expectativa é que as quatro unidades já estejam funcionando no período noturno, no máximo, até o dia 15 de setembro. O funcionamento à noite das unidades básicas nos bairros deve facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços e minimizar o fluxo de pacientes que recorrem às UPAs. Inicialmente, o município anunciou nove unidades básicas que estariam aptas para funcionar no período noturno. Mais quatro postos de saúde devem ter o horário de atendimento estendido ainda o fim deste ano.  

Visita técnica do Estado ao Hospital Regional é adiada para 5 de setembro. Visita de comitiva técnica do Estado a Uberaba foi adiada. A agenda para tratar sobre o custeio do Hospital Regional estava inicialmente marcada para a próxima quinta-feira (29), mas foi transferida para setembro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a reunião não está desmarcada e apenas foi necessária uma alteração de data porque o secretário de Estado, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, terá compromissos em Brasília esta semana. Segundo Iraci, uma nova agenda já foi confirmada e a vinda do secretário estadual a Uberaba está programada agora para 5 de setembro. Na oportunidade será discutida a manutenção do HR, e o município espera uma resposta definitiva do governo de Minas sobre a participação financeira no custeio do serviço. 

O Hospital Regional continua em funcionamento parcial, aguardando a contribuição do Estado e dos demais municípios da região no custeio. Até o momento, além de Uberaba, apenas três prefeituras já estão fazendo os repasses para a manutenção do Hospital Regional, e a União também continua com a participação financeira no custeio do serviço. A verba, entretanto, não permite a entrada em operação de 100% da estrutura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por