POLÍTICA

Professores da rede estadual são contra a municipalização de escolas estaduais

Reunião da categoria ontem indica que a divisão de prédio com o município é bem-vinda, mas a municipalização é vista com receio

Gisele Barcelos
Publicado em 23/08/2019 às 07:15Atualizado em 17/12/2022 às 23:39
Compartilhar

Jairo Chagas

Professores da rede estadual aceitam a divisão de prédio com o município, mas são contrários à municipalização de escolas estaduais. A declaração é da coordenadora regional do SindUte, Maria Helena Gabriel, que se reuniu ontem com educadores para discutir o assunto.

De acordo com Maria Helena, a proposta de municipalização representaria prejuízos aos profissionais que trabalham nas unidades atingidas pela medida e não houve qualquer garantia sobre de aproveitamento dos professores efetivos do Estado.

Com isso, a sindicalista argumenta que os educadores ficaram sem respaldo. “Conversei com a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, e ela disse que isso seria uma preocupação do Estado. Agora como ficam os trabalhadores da Educação da rede estadual nesse processo?”, questiona.

Maria Helena ainda salienta que a categoria é favorável à coabitação do Estado e município no mesmo espaço, mas ressalta que a questão não pode ser feita por imposição. Segundo ela, é necessário ouvir os diretores das escolas e tomar decisões com base no diálogo.

Além disso, a sindicalista posiciona que aguarda uma resposta definitiva da Secretaria de Estado de Educação nesta sexta-feira (23) sobre a solicitação feita pela Prefeitura. A partir disso, a categoria vai decidir os próximos passos a serem tomados.

Uma polêmica foi instalada no mês passado, com o vazamento de ofício encaminhado pela Prefeitura à Secretaria de Estado de Educação que solicita a cessão de dois imóveis da rede estadual e propõe a municipalização de outras duas unidades. O ofício abrange a cessão dos prédios da Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha e da Escola Estadual Castelo Branco, bem como a municipalização de outras duas unidades da rede estadual (Gabriel Totti e Miguel Laterza), sob a justificativa de ampliação do atendimento a estudantes da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por