POLÍTICA

Quatro unidades de saúde passam a abrir até 22h a partir de setembro

Medida faz parte do programa Saúde na Hora, lançado pelo governo federal e que prevê recursos financeiros para bancar a ampliação do atendimento

Gisele Barcelos
Publicado em 22/08/2019 às 22:25Atualizado em 17/12/2022 às 23:40
Compartilhar

Iraci Neto, secretário de Saúde, espera que até o fim do ano mais unidades possam estar credenciadas para o funcionamento noturno

Quatro unidades básicas de saúde em Uberaba passarão a ter atendimento noturno a partir de setembro. A medida faz parte do programa Saúde na Hora, lançado este ano pelo governo federal e que prevê auxílio financeiro para custear a ampliação do expediente. As unidades que terão o horário de funcionamento estendido no próximo mês sã Álvaro Guaritá, no Valim de Melo; Nossa Senhora da Abadia, no bairro Abadia; Professor Aluízio Prata, no Elza Amui, e Valdemar Hial Júnior, no bairro Fabrício. 

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, diz que as unidades passarão a atender, de forma gradativa, até 22h durante a semana. Ele explica que a contratação de profissionais está em andamento para a ampliação do horário. Para expansão do funcionamento, cada unidade receberá R$40 mil por mês de auxílio federal. “A expectativa é que as quatro unidades já estejam funcionando no período noturno, no máximo, até o dia 15 do próximo mês”, pondera.

Iraci posiciona que o funcionamento à noite das unidades básicas nos bairros deve facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços e minimizar o fluxo de pacientes que recorrem às UPAs. Segundo ele, 55% dos atendimentos das UPAs são procedimentos simples que poderiam ser feitos nas unidades básicas.

Para a escolha dos primeiros bairros a serem contemplados a partir de setembro, o secretário afirma que foram levadas em conta as regiões da cidade com maior fluxo de pacientes nas UPAs. “A gente tem levantamentos semanais com os casos de baixo risco que chegam às UPAs e confrontamos os endereços e as unidades de referência para verificar de onde vem o maior volume. Assim, tomamos a decisão”, ressalta.

Inicialmente, o município anunciou nove unidades básicas que estariam aptas para funcionar no período noturno. O titular da pasta afirma que o número será atingido. Segundo ele, mais quatro postos de saúde devem ter o horário de atendimento estendido até o fim deste ano. Iraci afirma que já houve a habilitação do Ministério de Saúde, mas é necessário o planejamento de recursos humanos. Por isso, a implantação está sendo feita em etapas. 

Conforme o secretário, concluída esta fase, a intenção é habilitar mais quatro unidades básicas de saúde no programa federal em 2020, totalizando 12 unidades com expediente noturno em Uberaba. “Para o próximo ano, o nosso foco serão as novas construções a ser inauguradas, como a do Santa Maria e Residencial Rio de Janeiro”, pondera.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por