POLÍTICA

Governo de Minas antecipa a segunda parcela dos salários do funcionalismo

O cronograma inicial previa o depósito no dia 27 de agosto, mas a liberação será feita até esta sexta-feira (23)

Gisele Barcelos
Publicado em 21/08/2019 às 22:32Atualizado em 17/12/2022 às 23:37
Compartilhar

Governo de Minas antecipou pagamento da segunda parcela dos salários do funcionalismo estadual. O cronograma inicial previa o depósito no dia 27 de agosto, mas a liberação será feita até esta sexta-feira (23). Ontem, a segunda parcela dos salários já foi paga para os servidores da Segurança Pública e o restante do funcionalismo terá o recurso depositado amanhã. A nova escala vale também para servidores aposentados e pensionistas. 

Em nota, o governo mineiro posicionou que a antecipação do pagamento “só foi possível graças às ações conjuntas do Tesouro Estadual, responsável pela gestão rigorosa do fluxo de caixa, e da Receita Estadual”. O adiantamento da segunda parcela foi anunciado um dia depois de o governo mineiro acenar com a possibilidade de acabar com o parcelamento dos salários dos servidores. Sem especificar, o Estado informou no início da semana estar negociando uma operação financeira, que deve ser concluída até novembro deste ano.

Caso a operação seja bem-sucedida, o Poder Executivo poderá voltar a pagar todos os servidores no 5º dia útil a partir de dezembro deste ano. Além disso, a nota acrescenta que também será possível o pagamento integral do 13º salário de 2019 no dia 21 de dezembro. A operação na qual o governo de Minas aposta para voltar a pagar os servidores no 5º dia útil está relacionada à venda de nióbio. O Executivo não informa qual a operação, mas nos bastidores o caminho seria fazer uma securitização por meio da Codemig.

Se o processo não for concluído em tempo hábil ou não for bem-sucedido, o décimo terceiro será parcelado e apenas os servidores da área de Segurança Pública terão o retorno do pagamento no quinto dia útil a partir de abril do próximo ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por