POLÍTICA

Casa do Educador recebe o nome da educadora e ex-secretária Dedê Prais

Câmara aprovou o Projeto de Lei 130/2019, que autorizou a criação da Casa do Educador Professora Dedê Prais

Marconi Lima
Publicado em 21/08/2019 às 22:29Atualizado em 17/12/2022 às 23:37
Compartilhar

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei (PL) 130/2019, que autorizou a criação da Casa do Educador “Professora Dedê Prais”. Diretora de escola, professora e ex-secretária de Educação do município, a educadora Dedê Prais é uma referência do setor. Ela esteve presente ao plenário da CMU e fez uso da tribuna para falar sobre a homenagem recebida e fez referência ao educador Paulo Freire. 

A educadora disse que se inspirou no educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Dedê mostrou indignação com os ataques à memória de Paulo Freire, feitos em especial por apoiadores do governo Bolsonaro. A educadora lembrou que se trata de um homem respeitado em todo o mundo e que, inspirada no que defendia Freire, ela, quando secretaria de Educação, criou em Uberaba a chamada Escola Cidadã. A ex-secretária de Educação de Uberaba lembrou que esteve com Paulo Freire em 1982, que ele a ajudou em sua formação de pós-graduação. Recordou ainda que, durante sua gestão à frente do setor no município, teve o prazer de trazê-lo a Uberaba. 

A Casa do Educador terá sua sede no bairro Mercês e, conforme a mensagem do Executivo, o custeio das despesas decorrentes da criação da unidade educacional constará na Lei Orçamentária Anual (LOA/2019). Ainda na justificativa do Executivo, o objetivo do espaço é realinhar a política de formação de professores numa concepção crítica e reflexiva que, em 1989, instituíram-se na Rede Municipal de Ensino de Uberaba os Grupos de Formação Permanente de Professores, tomando como referencial as ideias de Paulo Freire.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por