POLÍTICA

Piau se encontra com governador de Goiás para tentar viabilizar gasoduto

No encontro foram apresentados estudos de viabilidade econômica do projeto para atender a Minas Gerais e ao Estado vizinho

Gisele Barcelos
Publicado em 21/08/2019 às 22:27Atualizado em 17/12/2022 às 23:37
Compartilhar

Divulgação

Ronaldo Caiado (ao centro), governador de Goiás, ladeado pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o representante da FGV

Para tentar viabilizar gasoduto até o Triângulo Mineiro, o prefeito Paulo Piau (MDB) e representantes da Fundação Getulio Vargas se reuniram ontem com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). No encontro foram apresentados estudos de viabilidade econômica do projeto para atender a Minas Gerais e ao Estado vizinho. 

De acordo com o prefeito, a conversa com o governador de Goiás foi produtiva e a expectativa é uma ação conjunta em prol da construção do duto. “É importante criar uma força-tarefa entre os estados para trazer o gasoduto para Minas Gerais e, consequentemente, ao Triângulo Mineiro. Já alinhamos reunião na próxima semana com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”, posiciona.

Piau afirma que comunicou o governador de Minas, Romeu Zema, sobre as articulações em andamento e a reunião ontem em Goiás. “Estamos criando, sim, uma pressão positiva, mas agradeço ao Zema, que está conosco nesse projeto, que é de interesse de Minas Gerais. O esforço que o governador de Minas tem feito para o desenvolvimento econômico e para melhorar de infraestrutura no Estado é grande e entendemos ser fundamental trazer o gasoduto para nossa cidade e nossa região”, pontua.

Segundo Piau, Goiás tem uma deficiência de geração de energia elétrica e uma termoelétrica é proposta para solucionar a questão, o que criaria uma demanda de consumo de gás na região e viabilizaria a implantação do duto no interior do país. “A falta de energia limita o crescimento de Goiás. Termoelétrica é solução e puxaria o gasoduto”, salienta.

Já existe um projeto com traçado que atenderia ao Triângulo Mineiro e ao Estado de Goiás. O gasoduto proposto pela TGBC prevê 905 quilômetros de duto a partir da Estação de Compressão de São Carlos até o ponto de entrega do Recanto das Emas (DF). O prefeito Paulo Piau já confirmou que contato com a empresa foi restabelecido para tentar consolidar o empreendimento, discutido desde 2014.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por