POLÍTICA

Piau pede que obra de represa seja concluída em seu governo

Ordem de serviço para a obra foi assinada ontem e o contrato prevê prazo de dois anos para a conclusão, o que seria após o fim de seu mandato

Gisele Barcelos
Publicado em 20/08/2019 às 22:48Atualizado em 17/12/2022 às 23:34
Compartilhar

Jairo Chagas

Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau, diz que a represa é uma obra estruturante e ele acredita na possibilidade de adiantá-la

Após assinatura da ordem de serviço para a construção da represa no rio Uberaba ontem, o prefeito Paulo Piau (MDB) faz pedido para a empresa responsável antecipar cronograma de execução e concluir a obra antes do fim do mandato, em 2020. Na solenidade, Piau manifestou que ficaria satisfeito se a represa fosse concluída antes até 31 de dezembro do próximo ano, o que representaria cerca de 16 meses. 

Entretanto, o chefe do Executivo ressaltou que o cronograma previsto no edital prevê um prazo maior de dois anos para conclusão do serviço e não fará pressão. “Se não for possível, não tem problema. Vamos deixar o governo no fim de 2020 com cerca de 90% da obra executada e o próximo prefeito entrega”, salienta.

Em resposta, o diretor da construtora responsável, Gustavo Nóbrega Caixeta, posicionou que acredita na possibilidade de acelerar o cronograma de execução e adiantar a entrega da represa. “Dependemos de fatores climáticos, mas iniciando agora a obra acredito que a gente consegue trabalhar a estrutura de fundação da barragem antes do período chuvoso. Com isso, pegamos a estiagem toda do ano que vem e a condição é favorável para entregar antes do prazo”, salienta. Segundo o diretor, ainda esta semana serão iniciados os trabalhos para a montagem do canteiro de obras, com a limpeza da área e mobilização das equipes para o serviço.

Já o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, declarou que a intenção é que no prazo de 10 dias as obras da represa já estejam em pleno andamento. Ele ressalta que a barragem será uma obra estruturante para permitir o crescimento da cidade na região Norte e deixará a cidade preparada para atender à demanda de abastecimento pelos próximos 20 anos.

O projeto da barragem começou a ser discutido em 2014, por causa da seca prolongada que afetou o abastecimento de água na cidade. Com uma área de inundação de 35 hectares, a represa terá capacidade suficiente para suprir a cidade por cerca de dois meses no período de estiagem, quando historicamente o rio Uberaba diminui a sua vazão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por