POLÍTICA

Governo quer alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental

Cartilha foi lançada para implementar a Política Nacional de Alfabetização

Publicado em 16/08/2019 às 08:14Atualizado em 17/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Ministério da Educação lançou uma cartilha que tem, por objetivo, apresentar detalhes, princípios e diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA) anunciada em abril. Além de conceitos e contextualizações, o documento apresenta também formas de implementação, avaliação e monitoramento dessa política, bem como agentes e público-alvo envolvidos.

A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade. A ênfase da alfabetização no primeiro ano é uma das novidades. Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular estipulou que as crianças fossem alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, o que geralmente ocorre aos 7 anos.

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), lei 13.005/2014, as crianças devem ser alfabetizadas, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou seja, aos 8 anos de idade. A meta, que entrou em vigor em 2014 tem vigência até 2024.

Ainda durante o lançamento do caderno, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, criticou a linha pedagógica de alfabetização adotada pelo país nas últimas décadas. Segundo ele, quase metade das crianças no 3° ano não sabem fazer contas básicas e isso mostra o fracasso da linha utilizada atualmente para alfabetizar. Weintraub aproveitou o evento para desmentir boatos de que estaria planejando acabar com o ensino médio integral no Brasil. 

Jogos para acelerar a aprendizagem

A presidente do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Cecília Mota, defendeu que o uso de estímulos lúdicos potencializam a capacidade de aprendizado dos estudantes. Portanto o assunto deverá ser debatido pelo painel de 12 especialistas criado pelo ministério para elaborar o relatório que será base para a formulação das políticas públicas voltadas à alfabetização.

Com dados do G1

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por