SAÚDE

Idosos vão representar 1/5 da população mundial em 2050

O exercício físico é importante para minimizar os impactos gerados pelo envelhecimento

Publicado em 18/01/2020 às 10:01Atualizado em 18/12/2022 às 03:38
Compartilhar

Reprodução

O exercício físico é importante para minimizar os impactos gerados pelo envelhecimento

Projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que em 2050 teremos 101 idosos para cada 100 jovens. No Brasil, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões até 2050; isso representará um quinto da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E como viver num mundo de pessoas envelhecidas e com saúde? A resposta dos especialistas está na prevenção.

De acordo com a educadora física Simone Castellano, temos que pensar nas condições de acessibilidade, de custeio e outros investimentos de saúde pública; necessitará de espaço. “O conceito hospitalocêntrico que temos, o tratar a doença, não vai ser o modelo ideal pelo número elevado de pessoas com mais de 60 anos. Pensando nisso, o investimento na promoção à saúde será o melhor investimento em nível de sustentabilidade e prevenir é melhor que remediar”, destaca a educadora.

Simone explica que, assim que nascemos, começamos a envelhecer. Portanto, no decorrer da vida, o ser está sempre em declínio. “Como estamos em processo de envelhecimento, vamos tendo perdas ao longo da vida, como de massa muscular, de memória, de equilíbrio de força dentre outras coisas. Por isso, o exercício físico é tão importante na vida das pessoas. Ele contribui para minimizar os impactos gerados pelo envelhecimento, garantindo as possibilidades de capacidade funcional por mais tempo”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por