POLÍTICA

Relatório aponta que equipamentos da planta de amônia são insuficientes para retomada da obra

Gisele Barcelos
Publicado em 31/01/2018 às 18:36Atualizado em 16/12/2022 às 06:44
Compartilhar

Grupo de trabalho formado entre a Codemig e a Prefeitura posicionou que os materiais e equipamentos disponíveis no canteiro de obras da planta de amônia em Uberaba não representam contribuição significativa para retomada da obra. A definição foi apresentada em relatório entregue esta semana à petrolífera.

No documento, os integrantes do grupo de trabalho também formalizaram que vão priorizar a vinda do gasoduto de São Paulo para Uberaba (MG). Conforme o parecer, esta é a melhor e mais rápida alternativa para viabilizar construção da fábrica de amônia.

Após diversas reuniões e visitas ao canteiro de obras da planta, houve consenso também entre os representantes da Codemig e da Prefeitura sobre a decisão em torno do leilão dos equipamentos da fábrica.

MPF. Em nota enviada à imprensa, o Ministério Público Federal (MPF) informou sobre ofício enviado à petrolífera afirmando que não mais subsiste a recomendação, enviada em 19 de dezembro passado, para evitar a realização do leilão internacional destinado a vender equipamentos da fábrica de fertilizantes que a estatal começou a construir em Uberaba e cujas obras foram paralisadas e não mais serão retomadas. Segundo o MPF, os relatórios indicam que foram gastos R$ 649.387.350,47, equivalentes a 33,12% do total destinado para o projeto. Com o objetivo de apurar eventuais danos ao patrimônio público, o MPF instaurou procedimento investigatório, no curso do qual expediu a recomendação, com o objetivo de evitar a irreversibilidade de possíveis prejuízos que pudessem ser causados pela alienação de equipamentos que seriam utilizados para a implantação do empreendimento.

Mais informações na edição de quinta-feira (1º) do Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por