POLÍTICA

Ministro do STJ nega pedido de habeas corpus para barrar prisão de Lula

Defesa tenta impedir adiantamento da pena de 12 anos e um mês de reclusão a que o ex-presidente foi condenado

Publicado em 31/01/2018 às 08:47Atualizado em 16/12/2022 às 06:44
Compartilhar

 O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, negou, no início da noite desta terça-feira (30), um habeas corpus a Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa do ex-presidente entrou com um pedido de habeas corpus preventivo, ainda à tarde, para tentar impedir a possibilidade de prisão de Lula.

Na semana passada, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento foi feito pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em segunda instância.

Na prática, o que os advogados de Lula fizeram foi pedir uma espécie de “superliminar” para anular a decisão do TRF4. Pela Lei da Ficha Limpa, o ex-presidente fica inelegível e impedido de disputar a Presidência da República.

A decisão do ministro Humberto Martins, que está de plantão durante o recesso do STJ, foi dada em caráter liminar, e precisará ser julgada pela Corte depois que o tribunal iniciar o ano letivo, a partir desta quinta-feira (1º). O mérito da questão será avaliado pela 5ª Turma, sob relatoria do ministro Félix Ficher.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por