POLÍTICA

Secretário vai esclarecer denúncia de manipulação do LIRAa

Secretário de Saúde, Iraci Neto, vai apresentar esclarecimentos na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde sobre as denúncias de manipulação no resultado do LIRAa

Gisele Barcelos
Publicado em 21/01/2018 às 02:40Atualizado em 16/12/2022 às 07:03
Compartilhar

Arquivo

Iraci Neto vai ao Conselho Municipal de Saúde, que investiga a denúncia

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, vai apresentar esclarecimentos na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde sobre as denúncias de manipulação no resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro. A participação está confirmada na pauta da reunião de quarta-feira (24).

Agentes de zoonoses contestaram a informação da Secretaria de Saúde de atraso na conclusão do levantamento por causa das chuvas e denunciaram tentativa camuflar nível alto de infestação do mosquito em Uberaba. O grupo afirma que o trabalho de coleta do LIRAa foi encerrado na data prevista e existem áreas com 8% de infestação, o que representa situação de emergência. Com isso, teria sido dada determinação para refazer a vistoria nos pontos críticos.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde reafirmou que a coleta de amostras para o LIRAa ainda não estava concluída esta semana em todas as regiões da cidade e o resultado geral não estava pronto. A pasta argumentou que apenas havia um diagnóstico preliminar de alguns bairros. Além disso, os conselheiros cobraram informações do secretário sobre possível surto de meningite em Uberaba. O assunto também está na pauta e será abordado com o titular da pasta na reunião de quarta-feira (24).

Apesar de aumento do número de casos e alerta de risco de meningite, a Secretaria Municipal de Saúde descartou surto da doença em Uberaba. A pasta justificou que o número de casos notificados em 2017 aumentou em relação a 2016 devido à campanha com o objetivo de melhorar a identificação e notificação. Conforme a secretaria, o aumento foi no registro de casos da forma viral e se trata de uma virose simples como outras. Quanto às notificações de meningite bacteriana, mais grave, a secretaria informa que houve apenas uma ocorrência em 2017.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por