POLÍTICA

‘Livres’ deixa PSL após anúncio de filiação de Jair Bolsonaro

Grupo ligado ao movimento Livres, que surgiu como uma proposta de renovação dentro da sigla, deve oficializar a desfiliação até o fim do mês

Gisele Barcelos
Publicado em 12/01/2018 às 07:50Atualizado em 16/12/2022 às 07:19
Compartilhar

 Anúncio de filiação de Jair Bolsonaro ao PSL gera debandada de militantes do partido em Uberaba. Grupo ligado ao movimento Livres, que surgiu como uma proposta de renovação dentro da própria sigla, deve oficializar a desfiliação até o fim deste mês e já está sendo sondado por outras legendas.

Na liderança do Livres em Uberaba, Gabriel Mendes afirma que o grupo está acompanhando a decisão do movimento nacional de deixar o PSL. Ele alega que a saída do partido ocorre por incompatibilidade de ideias com o pré-candidato a presidente. Segundo Mendes, o núcleo representa cerca de 15 pessoas no PSL de Uberaba. O grupo deve oficializar até o fim do mês a desfiliação para resolver uma nova legenda para se agrupar.

Mendes ajudou na construção do Partido Novo em Uberaba e mantém relação próxima com o partido. Ele afirma que a sigla é uma das possibilidades para abrir o grupo, mas adianta que outros convites foram feitos e estão em análise. “Nove partidos nos procuraram. Estamos com as conversas mais avançadas com o Novo, Rede e PPS. Vamos ouvir as lideranças nacionais para decidir qual rumo tomar”, salienta.

O líder do movimento pondera que não necessariamente haverá filiação em bloco no mesmo partido e para cada membro terá abertura para escolher em qual partido deseja se abrigar. Questionado, Mendes descarta a possibilidade de o Livres voltar atrás quanto à saída do PSL se Bolsonaro não confirmar a filiação à sigla. O pré-candidato já havia anunciado a filiação ao PEN anteriormente, o que não se confirmou.

Os integrantes do Livres precisam correr contra o tempo para definir sobre a mudança de partido devido às eleições deste ano. Gabriel Mendes e Daniel Angotti, principais lideranças do grupo, são pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente. Para disputar o pleito, os dois têm até abril para confirmar filiação em nova legenda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por