POLÍTICA

Em busca de investidor, presidente da Codemig visita planta de amônia

Representantes da Codemig estiveram ontem na cidade e visitaram a área onde seria instalada a unidade no Distrito 3

Gisele Barcelos
Publicado em 30/12/2017 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 07:41
Compartilhar

Neto Talmeli/ PMU

Marco Antônio, presidente da Codemig, esteve acompanhado do prefeito Paulo Piau e do secretário José Renato nas obras da planta de amônia

Para formatar proposta de negócio destinada à atração de investidor interessado em assumir a obra da fábrica de amônia em Uberaba, representantes da Codemig estiveram ontem na cidade e visitaram a área onde seria instalada a unidade no Distrito Industrial 3.

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, acompanharam a comitiva formada pelo presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, e também técnicos da companhia. Na visita, a equipe avaliou a estrutura e serviços executados na área para elaborar uma proposta de venda integral da planta de amônia de Uberaba, no mesmo formato realizado com a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Três Lagoas (MS).

Conforme o secretário, dados específicos sobre o que foi observado no local não podem ser divulgados por causa do acordo de confidencialidade assinado entre a Codemig, a Prefeitura e a Petrobras. No entanto, ele assegura que a petrolífera está aberta à alternativa de negócio. “A Petrobras está cumprindo sua parte e o grupo de trabalho está empenhado em fazer o que lhe compete. Agora é dar prosseguimento a uma proposta e sabemos que a Codemig está atenta e empenhada nisso”, disse.

O prefeito ressaltou ainda que, após a avaliação in loco, a Codemig se prepara para apresentar em curto prazo uma oferta de venda integral da planta de amônia. “Vimos que ali tem muito dinheiro investido em área, fundação, terraplenagem e equipamentos. Agora a Codemig passa a ter mais conhecimento para propor a Petrobras um modelo de negócio. Temos que ficar vigilantes para a proposta da Codemig e também da resposta da Petrobras. Esperamos que as coisas caminhem bem”, acrescenta.

Ainda segundo o prefeito, novos andamentos em torno do projeto do gasoduto devem fortalecer a retomada do empreendimento. Piau revela que a mobilização vem sendo feita com os prefeitos das cidades do norte de São Paulo, como Igarapava, Aramina, Ituverava, São Joaquim da Barra e Guará. Ele afirma que participou de reuniões para tratar da proposta de construir ramal do duto de Ribeirão Preto até chegar a Minas Gerais. “Os prefeitos paulistas e o secretário José Renato estiveram com os secretários de Estado de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, e de Energia e Mineração, João Carlos Meireles, e foi um avanço”, declara.

Além disso, o prefeito afirma que uma agenda está sendo articulada com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para também discutir a questão do gasoduto. “Queremos aproximar os governos do Estado de Minas e São Paulo para essa parceria [em relação ao gás]”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por