POLÍTICA

49% dos eleitores já fizeram cadastramento biométrico

112.320 já fizeram o recadastramento biométrico obrigatório, número corresponde a 48,9% do eleitorado

Thassiana Macedo
Publicado em 14/10/2017 às 10:02Atualizado em 16/12/2022 às 02:00
Compartilhar

O eleitorado uberabense é composto por 229.525 eleitores e, de acordo com o chefe de cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, desse total, 112.320 já fizeram o recadastramento biométrico obrigatório. Esse número corresponde a 48,9% do eleitorado total do município. Em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida, quinta-feira (12), muitos eleitores aproveitaram o tempo livre para ficar atualizados. No entanto, o atendimento ainda está abaixo da capacidade.

Atualmente, as duas Centrais de Atendimento ao Eleitor de Uberaba têm capacidade de atender diariamente cerca de mil pessoas. Porém, a média de atendimentos realizados nesta sexta-feira (13), pós feriado, não ultrapassou a média de 500 eleitores. O ideal seria atender pelo menos 800 pessoas diariamente para que os servidores e estagiários designados para o recadastramento do eleitorado não ficassem ociosos, bem como para evitar as extensas filas no final do prazo, formadas pelos eleitores que deixaram para procurar o serviço na última hora.

Vale lembrar que um posto do Cartório Eleitoral já está funcionando na Cohagra, das 8h às 11h e das 13h às 18h, no Praça Uberaba Shopping, entrada da Univerdecidade. Servidores estão atendendo eleitores para agendar eletronicamente o recadastramento biométrico obrigatório. O mesmo serviço também vem sendo oferecido na Prefeitura Municipal, das 12h às 18h, e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto, de segunda a sexta-feira, exceto às quintas, das 7h30 às 22h30. O objetivo é realizar o agendamento eletrônico para quem não tem acesso à internet e facilitar a vida de quem ainda não fez o recadastramento.

Para a biometria, é preciso apresentar documento de identificação oficial, comprovante de endereço recente, CPF (se possuir) e o título de eleitor (se possuir). É importante lembrar que os eleitores só podem se recadastrar nas cidades onde votam ou para onde pretendem transferir seu título. Os eleitores têm até 9 de fevereiro de 2018 para fazer o recadastramento, devendo agendar pelo endereço www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento ou através de ligação gratuita para o Disque-Eleitor 148. As duas Centrais de Atendimento ao Eleitor ficam na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, antigo prédio do Fórum, e o atendimento é de 10h às 18h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por