POLÍTICA

Dutra apresenta a Piau modelo de iluminação de LED a custo zero

Dotar Uberaba de iluminação pública de LED em curto prazo e sem aumento de despesas. Esta é a proposta do presidente da Câmara

Publicado em 08/10/2017 às 14:45Atualizado em 16/12/2022 às 09:58
Compartilhar

Dotar Uberaba de iluminação pública de LED em curto prazo e sem aumento de despesas para o município. Esta é a proposta do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra (PMDB), e que foi apresentada na sexta-feira (6) ao prefeito Paulo Piau, em reunião da qual participaram também o secretário municipal de Governo, Antônio Oliveira, e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

A partir de modelos que conheceu, Dutra não tem dúvidas de que este é o mais viável, inclusive sob o aspecto econômico. Entre os sistemas já especulados para Uberaba está o de Parceria Público-Privada, mas que está em análise no Tribunal de Contas do Estado.

Dutra afirma que o próprio secretário municipal da Fazenda, Wellington Fontes, elogiou a proposta, ressaltando que ela não vai impactar recursos financeiros do erário. “É modernidade e mais segurança o que queremos, com economia, eficiência, celeridade e transparência”, afirma Dutra, pregando que o município adote o sistema e abra ampla licitação na modalidade de pregão presencial para que todas as empresas interessadas possam participar.

De acordo com Dutra, feita a licitação, em oito meses toda a cidade poderá ter o sistema implantado com alta tecnologia. Diz ainda que, dentro de cinco anos, o sistema implantado pela empresa vencedora passa a ser incorporado ao patrimônio do município. Com a PPP, compara, o prazo para cobrir a cidade é mais longo, impacta no passivo do município, que desembolsará valores para o pagamento da melhoria por pelo menos 15 anos. O modelo da PPP para iluminação pública de LED, informa Dutra, já foi adotado em São Paulo e Rio de Janeiro, com resultados questionáveis, enquanto Belo Horizonte vem “se arrastando” para implantar.

Proposta muito semelhante à apresentada por Dutra já está em implantação nas cidades de Nova Ponte e Santa Juliana. “A proposta tem custo zero – benefício 100%. Está não mão do prefeito adotá-la, é só abrir a licitação e garantir a iluminação de LED nas ruas de Uberaba”, encerrou Dutra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por