POLÍTICA

Edson Fachin determina prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud

As prisões são temporárias e podem ocorrer hoje ou amanhã (11); Executivos da JBS podem se entregar

Publicado em 10/09/2017 às 13:45Atualizado em 16/12/2022 às 02:05
Compartilhar

Foto/Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin autorizou a prisão temporária - de cinco dias - dos delatores da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud. A decisão foi tomada fundamentada pelo pedido de prisão apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na sexta-feira (8). 

Joesley e Saud são suspeitos de omitir informações dos investigadores, atitude que quebra cláusulas do acordo de delação. 

A ordem do ministro do STF não significa que as prisões ocorrerão nesta manhã de domingo (10), como, normalmente, acontece com as execuções realizadas pela Polícia Federal (PF). As prisões podem ocorrer ao longo do dia ou nesta segunda-feira (11).

Além de Joesley e Saud, o chefe do Ministério Público havia pedido a prisão do ex-procurador da República Marcello Miller. Contudo, neste caso, Fachin não autorizou a prisão. Já Miller é suspeito de conduta criminosa ao atuar para a J&F enquanto ainda integrava o Ministério Público.

Em conversa entregue pela própria defesa da JBS como forma de complementação do acordo, Joesley e Saud conversam sobre a suposta interferência do ex-procurador da República Marcelo Miller para ajudar nas tratativas de delação premiada. A PGR suspeita que Miller atuou como “agente duplo” durante o processo de delação. Ele estava na procuradoria no período das negociações e deixou o cargo para atuar em um escritório de advocacia em favor da JBS.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por