POLÍTICA

Começa revisão de valores dos imóveis para o cálculo do IPTU

Ontem aconteceu a primeira reunião do grupo que vai avaliar a valorização ou desvalorização do metro quadrado de cada bairro para atualizar o imposto de 2018

Gisele Barcelos
Publicado em 22/07/2017 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 11:51
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli/PMU

Metro quadrado de cada setor da cidade será reavaliado pela Comissão de Valores Imobiliários, com objetivo de atualizar o IPTU/2018

Comissão de Valores Imobiliários realizou ontem a primeira reunião para discutir a revisão da planta genérica de valores. A tabela que aponta a valorização e desvalorização do metro quadrado em cada bairro da cidade será atualizada para o cálculo do IPTU 2018.

A comissão recebeu ontem relatório com um estudo imobiliário da cidade. O levantamento foi elaborado em 2014, mas não chegou a ser aplicado até então. As informações começaram a ser analisadas pelo grupo de trabalho para a revisão do banco de dados que será utilizado para o cálculo do IPTU no próximo ano. Serão avaliados 26 mil faces de quadra, incluindo áreas dos novos residenciais inaugurados depois de 2014.

O secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, espera que o trabalho seja concluído até o fim de agosto. O projeto com os valores atualizados devem ser encaminhados em setembro para análise da Câmara de Vereadores. Para os novos valores entrarem em vigor no IPTU 2018, é necessária a aprovação até novembro deste ano.

De acordo com Fontes, a revisão da planta genérica possibilita promover a justiça tributária e a distribuição dos valores venais conforme a capacidade contributiva dos municípios. “A atualização deve ser feita regularmente para que as pessoas paguem exatamente aquilo que devem, nem mais nem menos”, defende.

Além disso, o secretário afirma que a tabela é uma referência para o mercado, com base para o cálculo do IPTU, do ITBI, concessões de áreas e espaços públicos e atualização do patrimônio público por meio da avaliação dos equipamentos públicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por