POLÍTICA

Georreferenciamento volta à pauta de debate em Uberaba

O evento é gratuito e aberto a toda a população. A programação será realizada no anfiteatro da Prefeitura, a partir das 9 horas

Gisele Barcelos
Publicado em 05/06/2017 às 07:23Atualizado em 16/12/2022 às 12:52
Compartilhar

Georreferenciamento será tema do workshop Cidades Inteligentes nesta terça-feira, 6, em Uberaba. O evento é gratuito e aberto a toda a população. A programação será realizada no anfiteatro da Prefeitura, a partir das 9 horas.

O workshop contará com a palestra do professor Luiz Fernando Lozi, que é mestre pela Oxford University na Inglaterra e uma das maiores autoridades no assunto no País. O especialista vai ministrar a palestra “Cidades Inteligentes: Georreferenciamento e Cadastro Técnico Multifinalitário”, abordando a criação de um banco de dados por georreferenciamento como ferramenta para auxiliar no planejamento de cidades e municípios.

De acordo com o vice-presidente da Codiub, Luiz Eduardo da Cunha Peppe, o cadastro técnico multifinalitário permite a criação de um banco de dados, com todas as informações pertinentes à cidade, como residências, terrenos vazios, zoneamentos, escolas, sistema de ônibus, empresas, indústrias, entre outros.

Peppe destaca que as informações são registradas em camadas. Com essa estruturação, cada informação poderá ser acessada separadamente em sua própria camada ou visualizada em conjunto. Com os dados em mãos, ele afirma que é possível observar as áreas de crescimento da cidade, os locais que mais necessitam de segurança, saúde, obras ou educação e fazer um planejamento de ações para atender a demandas.

O georreferenciamento já foi utilizado uma vez em Uberaba para a atualização do cadastro imobiliário. A ferramenta permitiu identificar áreas de desenvolvimento da cidade e, também, fiscalizar construções clandestinas para o lançamento do IPTU. No entanto, o contrato encerrou e ainda não houve renovação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por