POLÍTICA

Piau reforça demandas da cidade em reunião com Temer em Brasília

Integrando comitiva da ABCZ, prefeito Paulo Piau aproveitou a reunião com o presidente Michel Temer para reforçar demandas de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 12/04/2017 às 22:34Atualizado em 16/12/2022 às 14:01
Compartilhar

Integrando comitiva da ABCZ, o prefeito Paulo Piau (PMDB) aproveitou a reunião com o presidente Michel Temer (PMDB) para reforçar demandas de Uberaba. A conclusão da duplicação da BR-262 foi um dos assuntos em pauta.

O prefeito cobrou um posicionamento sobre o término da duplicação da rodovia no trecho entre Uberaba e Nova Serrana. A expectativa era o início da obra no ano passado, mas PP salienta que a concessionária Triunfo/Concebra está enfrentando problemas para viabilizar o financiamento.

No entanto, o chefe do Executivo argumenta que a situação não pode emperrar a consolidação do projeto. Piau inclusive sinalizou com a possibilidade de substituir a empresa, caso não haja condições financeiras para avançar com a duplicação. Ele citou até que trechos sob responsabilidade de outras concessionárias, como a MGO, estão com as obras em ritmo normal. “Fomos pedir solução para esse caso. Não podemos mais esperar que as obras no trecho se iniciem. Se for com a Triunfo, ficaremos satisfeitos. Mas, se não tiver condição de contrair financiamento, que o governo federal tome as providências para que o projeto tenha a devida continuidade”, declara.

A retomada das obras da fábrica de amônia também foi discutida na audiência com Temer. O prefeito explica que solicitou ao presidente apoio para inserir Uberaba no programa de desinvestimentos da Petrobras.

A estatal planeja vender os ativos de diversos projetos que não são ligados à área de petróleo e a intenção é assegurar que o empreendimento no Triângulo Mineiro também faça parte da transação com a iniciativa privada e seja concluído.

O prefeito conta que, durante a reunião ontem, Temer já fez contato com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para acertar uma agenda na estatal e avançar nas articulações. A data da reunião ainda não foi confirmada. “O presidente sabe que o Brasil precisa produzir fertilizantes e está abrindo as portas da Petrobras para que esse projeto [de Uberaba] seja inserido [na transição com os investidores privados]. Com um pedido do presidente da República, isso ganha uma força especial”, acrescenta Piau.

Além disso, o prefeito também solicitou ao governo federal que peça agilidade ao Congresso Nacional para a votação do projeto de lei que altera os critérios da ZPE (Zona de Processamento de Exportação). A proposta é diminuir de o percentual de exportação de 80% para 60%, abrindo oportunidade para mais empresas interessadas no empreendimento. “Isso viabiliza não só Uberaba, mas outras ZPEs pelo país”, defende.

Outro assunto debatido na audiência foi o projeto do Aeroporto Internacional de Cargas. De acordo com Piau, trata-se de uma proposta deve ser avaliada com “olhar futurista” porque se trata de uma ação essencial para o planejamento estratégico para o país. “Queremos que o governo abrace essa causa e esses estudos para avançar na decisão da implantação do terminal”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por