POLÍTICA

Prefeitura avança na negociação só se movimento grevista acabar

Avanço na negociação da pauta dependerá do fim da greve; posicionamento foi colocado pelo secretário de Administração

Gisele Barcelos
Publicado em 12/04/2017 às 07:17Atualizado em 16/12/2022 às 14:00
Compartilhar

Avanço na negociação da pauta dependerá do fim da greve. O posicionamento foi colocado pelo secretário municipal de Administração, Rodrigo Vieira, em reunião ontem com os sindicalistas. Levantamento da Prefeitura aponta que menos de 1% do total de oito mil servidores aderiu ao movimento grevista.

Vieira salientou que a Prefeitura está comprometida em atender às demandas que não representam impacto econômico, mas só será dado andamento ao fim da greve. “Nunca fechamos o diálogo, mas entendo que quando se deflagra uma greve, o diálogo se rompe unilateralmente. Hoje voltamos a negociar e acredito que, dentro da nossa política de total transparência, podemos enfim avançar”, comentou.

Conforme o secretário, a ordem é tratar a questão com responsabilidade e garantir o pagamento dos salários em dia, bem como a manutenção de benefícios como tíquete-alimentação e plano de saúde.

Na reunião, que durou mais de duas horas, também foi posicionado que o reajuste do ano passado foi somente o que a lei permitia em se tratando de ano eleitoral. O secretário ainda argumentou que o plano de carreira trouxe impacto na folha de R$3,2 milhões mês, pois algumas funções de servidores efetivos tiveram reajustes que variam entre 62% e 100%.

Por outro lado, Vieira ressaltou que uma comissão já foi instituída para equilibrar as finanças do município e promoveu ações que culminaram na desoneração da folha de pagamento. Ele manifestou também que a substituição de servidores contratados por concursados vai ajudar em médio prazo a reequilibrar o impacto, assim como o compromisso de reduzir em 50% os gastos com comissionados.

Além disso, o titular da pasta rechaçou denúncias dos sindicalistas sobre o pagamento de 14º salário para secretários municipais. Quanto ao reajuste dos salários secretários, Vieira declarou que não havia reajuste desde 2008 nos vencimentos e o percentual concedido este ano foi definido pela Câmara Municipal na legislatura anterior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por